O lucro do Nubank disparou no primeiro trimestre de 2025. O banco digital reportou US$ 557,2 milhões de lucro líquido, um avanço de 74% em relação ao mesmo período do ano passado, já considerando os efeitos do câmbio. O aumento foi impulsionado principalmente pelas receitas com crédito e cartões, que somaram US$ 3,2 bilhões, alta de 40%.
O retorno sobre o patrimônio (ROE) da Nubank também surpreendeu: ficou em 27% no trimestre. A operação brasileira puxou esse desempenho, com US$ 560 milhões em lucro e retorno de 48%.
O desempenho no Brasil continua sendo o principal motor no lucro do Nubank?
A operação no país representa a maior parte dos resultados. Só em novos clientes, o banco somou 4,3 milhões de correntistas no primeiro trimestre. O número total de usuários chegou a 118,6 milhões nos três países em que atua — Brasil, México e Colômbia. No Brasil, são 104,6 milhões de clientes, o equivalente a 60% da população adulta.
Além disso, o banco apresentou lucro ajustado global de US$ 606,5 milhões, mantendo sua trajetória de crescimento sustentável e presença digital ativa.
Cartões de crédito e empréstimos impulsionam os resultados
As receitas do banco foram fortemente influenciadas pelo aumento no uso de cartões e na concessão de crédito pessoal. O volume de originação de empréstimos alcançou R$ 17,3 bilhões, um recorde, contribuindo para o lucro do Nubank . Somente os cartões de crédito cresceram 40%, comparado ao primeiro trimestre de 2024.
No entanto, a inadimplência de curto prazo (15 a 90 dias) subiu de 4,1% para 4,7% entre dezembro e março. Já os atrasos acima de 90 dias recuaram de 7% para 6,5%, o que, segundo o CFO Guilherme Lago, era esperado para o período.
Avanço internacional reforça presença fora do Brasil
A atuação internacional do banco digital continua em ritmo acelerado. No México, o Nubank chegou a 11 milhões de clientes, um salto de 91% em 12 meses. Os depósitos no país cresceram 18%, alcançando US$ 5,4 bilhões.
Na Colômbia, os números também evoluíram: são 3 milhões de clientes, com depósitos subindo 30% e atingindo US$ 1,8 bilhão no trimestre. Ambos os dados consideram uma base cambial neutra.
Clientes mais engajados ajudam a manter o ritmo
Segundo a empresa, o engajamento dos usuários é um dos pilares do desempenho. O Nubank tem hoje 98,7 milhões de usuários ativos por mês, com taxa de atividade superior a 83%, logo, contribuiu para o lucro recorde no primeiro trimestre.