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Redução do preço do diesel da Petrobras não chega ao consumidor final

Apesar da queda nas refinarias, redução do preço do diesel pouco impacta os valores pagos pelos consumidores nos postos de combustíveis.
Gráfico mostra impacto da redução do preço do diesel nas bombas
Mesmo com redução do preço do diesel nas refinarias, valor nos postos segue elevado, segundo dados da ANP. Foto: Agência Petrobras

A redução do preço do diesel promovida pela Petrobras desde janeiro de 2023 ainda não foi plenamente sentida pelo consumidor final nos postos de combustíveis, o que levanta dúvidas sobre o preço do diesel consumidor final e seus desdobramentos no preço do diesel no Brasil 2025.

Desde o início de 2023, a Petrobras já cortou R$ 1,22 no preço do litro do diesel vendido às distribuidoras, segundo dados oficiais. Em termos reais, levando em conta a inflação acumulada do período, o desconto representaria um alívio de R$ 1,75. No entanto, esse movimento de baixa nos valores não se refletiu integralmente nas bombas de combustíveis, gerando questionamentos sobre o impacto da Petrobras no preço do diesel.

Redução do preço do diesel não é repassada aos postos

A redução do preço do diesel pela Petrobras foi significativa, mas o repasse pelas distribuidoras e revendedoras tem sido limitado. Segundo a ANP, entre o fim de março e o início de maio de 2025, o preço médio ao consumidor caiu apenas R$ 0,21, mesmo após uma queda acumulada de R$ 0,45 nas refinarias.

Esse descompasso é explicado pela composição dos preços: aproximadamente 47% do valor na bomba corresponde ao diesel A da Petrobras, enquanto o restante se divide entre biodiesel, margens de distribuidoras e impostos. Além disso, fatores como estoques antigos e custos logísticos afetam o valor final, refletindo o preço do diesel consumidor final e sua relação com o mercado de combustíveis no Brasil.

Pressão da Petrobras e preocupação com imagem

A estatal vem expressando preocupação com o não repasse da redução do preço do diesel ao consumidor. A presidente Magda Chambriard sugeriu que os consumidores cobrem dos postos explicações sobre as margens praticadas. Segundo ela, a Petrobras não tem controle sobre os valores aplicados na revenda, mas monitorar o comportamento do mercado é estratégico para a companhia.

A venda da antiga BR Distribuidora (hoje Vibra Energia), que permitia atuação direta da Petrobras no varejo, foi apontada como um entrave à transparência dos preços praticados com a marca da companhia, alimentando a discussão sobre Petrobras e os preços dos combustíveis.

Política de preços e a redução do preço do diesel

Desde 2023, a Petrobras adota uma estratégia de precificação baseada no “abrasileiramento”, priorizando custos internos em detrimento de oscilações externas. A prática busca proteger o consumidor das instabilidades globais e manter a competitividade da estatal no mercado, favorecendo um cenário mais estável para o preço do combustível no Brasil.

A própria companhia afirmou que, durante mais de 400 dias entre 2023 e 2024, manteve os preços estáveis, mesmo com tensões geopolíticas e flutuações nos preços internacionais do petróleo. Essa estabilidade gerou discussão sobre o impacto da redução do diesel no mercado.

Tributacão e margens restringem queda percebida

Especialistas como o economista Gilberto Braga explicam que, além das margens intermediárias, tributação elevada é outro fator que impede a redução do preço do diesel de ser integralmente repassada. Em fevereiro de 2025, por exemplo, o ICMS subiu R$ 0,06 por litro, aumentando o custo final ao consumidor. Isso agrava o problema dos custos do diesel e setores econômicos diretamente dependentes do transporte rodoviário.

A estrutura de preços no Brasil é livre desde 2002, o que impede a imposição de limites regulatórios. Isso significa que distribuidoras e postos têm autonomia para definir os valores cobrados, de acordo com seus custos e estratégias, impactando diretamente o preço do diesel e inflação.

Distorção nos preços impacta economia e inflação

Mesmo com queda de 34,9% no preço cobrado pela Petrobras desde janeiro de 2023, o diesel no IPCA acumulou redução de apenas 3,18% no mesmo período. Isso mostra que a redução do preço do diesel tem impacto limitado na inflação oficial e evidencia o efeito da redução do diesel na economia.

Como principal combustível para o transporte de mercadorias, o diesel influencia diretamente os preços de alimentos e produtos em geral. Por isso, o não repasse integral da redução acaba prejudicando o controle inflacionário e o poder de compra dos brasileiros. Assim, o impacto da Petrobras no preço do diesel e o efeito da redução do diesel na economia são hoje temas centrais do debate econômico.

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