Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Governo divulga lista de marcas de café impróprio para consumo, veja mais detalhes

Café impróprio para consumo foi identificado em três marcas nesta sexta-feira (23), segundo o Ministério da Agricultura. Os produtos apresentam impurezas e contaminantes.
A imagem mostra uma xícara de café com grãos para representar o café impróprio para consumo
Governo divulga lista de marcas de café impróprio para consumo. Foto: Canva

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista, na última sexta-feira (23), com três marcas de café impróprio para consumo, após análises apontarem irregularidades nos lotes comercializados. Foram identificadas impurezas fora do padrão, matérias estranhas e níveis elevados de micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos.

As marcas afetadas são:

  • Melissa (lote 0125A)
  • Pingo Preto (lote 12025)
  • Oficial (lote 263)

Os lotes em questão foram considerados impróprios por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade exigidos pela legislação brasileira para café torrado.

Veja mais detalhes sobre as marcas de café impróprio para consumo divulgadas pelo governo no vídeo abaixo:

Micotoxinas e impurezas colocam saúde em risco

A presença de micotoxinas em alimentos é um risco à saúde, especialmente para pessoas com imunidade comprometida. Essas toxinas podem causar intoxicações e, a longo prazo, estão associadas a doenças hepáticas e até câncer.

Além disso, a análise do café impróprio para consumo revelou impurezas acima do limite permitido, como fragmentos de insetos e materiais estranhos, que comprometem a segurança e a qualidade do produto.

Segundo o Mapa, as empresas responsáveis já foram notificadas e devem recolher os lotes imediatamente. A recomendação é que os consumidores suspendam o uso dos produtos listados.

Consumidor pode exigir troca com base no CDC

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o comprador tem o direito de exigir a substituição do café impróprio para consumo ou o ressarcimento do valor pago. O governo orienta que os consumidores guardem notas fiscais e embalagens para comprovar a aquisição.

A fiscalização do Mapa faz parte de um esforço contínuo para garantir a qualidade dos alimentos no Brasil. Nos últimos anos, a pasta intensificou o controle sobre produtos de origem vegetal, incluindo grãos, farinhas e cafés.

Café impróprio pode voltar a ser foco de fiscalização

Com a alta no consumo de café no país e a expansão de marcas regionais, o Ministério reforçou que novas ações de fiscalização podem ocorrer nas próximas semanas. A presença de café impróprio para consumo tende a impactar diretamente a confiança dos consumidores e o setor varejista.

Portanto, a recomendação oficial é clara: interrompa o consumo imediatamente e comunique o problema ao fabricante ou ao Procon de sua cidade.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas