O crédito consignado é um motor do da economia brasileira. O presidente do Sinfac (CE.PI.MA.RN), Geldo Machado, promoveu um debate sobre o avanço da modalidade, destacando o papel da tecnologia, da regulação e da educação financeira no uso responsável do crédito.
Durante o encontro, Fernando Gurgel, CEO do grupo Somapay, apresentou a evolução da fintech cearense, que se tornou Sociedade de Crédito Direto em 2022. A empresa desenvolveu uma plataforma financeira própria e atua com a Tafácil, especializada na gestão de crédito digital para o setor público e privado.
Crédito consignado cresce com tecnologia e segurança
A modalidade de crédito consignado, operada com integração à Dataprev, eSocial e FGTS, já movimentou R$ 11 bilhões até maio de 2025, alcançando mais de 2 milhões de trabalhadores. O destaque fica com as regiões Sudeste e Sul. A expectativa é que o consignado privado alcance R$ 120 bilhões até 2026.
Mais Lida da Semana: SUPERFOLHA da BScash surpreende supermercadistas na APAS 2025
Além disso, a inovação tem facilitado a portabilidade de crédito, ampliando o acesso de aposentados, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. A regulamentação do Banco Central garante maior transparência no crédito consignado , mesmo sem intervenção direta nas taxas de juros.
“A inovação no crédito consignado precisa estar alinhada à transparência, à segurança dos dados e à educação financeira do trabalhador. É papel das instituições fomentar um ambiente regulado, acessível e sustentável para todos.”
— Geldo Machado, presidente do Sinfac (CE.PI.MA.RN)
Educação financeira pode fortalecer o crédito
Apesar dos avanços, o setor enfrenta desafios. O endividamento no Brasil permanece elevado, e há preocupação com o uso indevido do empréstimo consignado, especialmente em apostas eletrônicas. Empresas em instabilidade e a migração de dívidas também exigem atenção.
Nesse sentido, o encontro reforçou a urgência de fortalecer a educação financeira, promovendo o uso consciente do crédito consignado como forma de inclusão econômica sustentável. A combinação entre fintechs de crédito, regulação moderna e conscientização representa um novo ciclo de oportunidades para o setor.
Mais informações sobre o Sinfac estão disponíveis em: sinfac-ce.org.br