O acordo da Suzano com a Kimberly-Clark, no valor de US$ 1,7 bilhão, marca um acordo estratégico que expande a atuação global da companhia brasileira no mercado de papéis tissue. A Suzano, líder mundial em celulose de eucalipto, firmou uma joint venture com a Kimberly-Clark, referência global em produtos de higiene. O negócio envolve uma aquisição corporativa parcial, em que a empresa brasileira deterá 51% da nova operação, formada por ativos distribuídos em 14 países.
Acordo da Suzano com a Kimberly-Clark fortalece presença global
O acordo da Suzano com a Kimberly-Clark amplia a atuação no competitivo mercado de papel e celulose, incluindo fábricas na América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia. Ao todo, são 22 unidades com capacidade instalada de 1 milhão de toneladas anuais.
Assim, a operação reforça a sinergia operacional entre as duas companhias e inclui marcas licenciadas e linhas voltadas aos segmentos doméstico e institucional. Além disso, a transação será baseada em uma avaliação de ativos que considera critérios financeiros e projeções de desempenho futuro.
Receita diversificada e retorno sobre investimento atrativo
Com EBITDA conjunto estimado em US$ 3,3 bilhões, a nova empresa trará ganhos expressivos de escala e eficiência. Desse modo, a Suzano projeta retorno sobre investimento (ROI) relevante a médio prazo, especialmente com a possibilidade de adquirir os 49% restantes após o terceiro ano.
A estrutura do acordo da Suzano com a Kimberly-Clark inclui análise do múltiplo de EBITDA para definir o valor justo das participações na transação. A distribuição geográfica da receita mostra foco em expansão internacional, com 33% oriundos da Europa, Oriente Médio e África, 21% do Reino Unido e 19% da América Latina.
Acordo da Suzano com a Kimberly-Clark inclui flexibilidade na estrutura acionária
A estrutura acionária da nova joint venture permitirá à Suzano exercer maior controle estratégico. Assim, a companhia poderá concluir a compra integral da operação dependendo de fatores de mercado, antecipando o cronograma caso condições favoráveis se concretizem.
Portanto, segundo analistas, a liquidez financeira robusta da Suzano contribuiu para a efetivação do negócio, permitindo à empresa aproveitar o momento para consolidar sua presença global em um setor que exige alto grau de competitividade e eficiência logística.
Acordo da Suzano com a Kimberly-Clark reforça desinvestimento seletivo
Além disso, o acordo da Suzano com a Kimberly-Clark reflete estratégia de desinvestimento, liberando recursos para focar em áreas com maior rentabilidade e estabilidade.
A transação reforça a posição da Suzano como protagonista em um setor em transformação, cada vez mais impulsionado por sustentabilidade, inovação e consolidação internacional. Ademais, o novo passo da empresa mostra seu comprometimento com a geração de valor e posicionamento estratégico de longo prazo.