O agente de investimentos do Itaú começa a operar em fase de testes com 10 mil clientes e promete atendimento personalizado 24/7 por meio de inteligência artificial treinada internamente pelo banco.
Essa tecnologia bancária inovadora representa mais um avanço da transformação digital no setor bancário, oferecendo aos clientes uma experiência no setor financeiro mais acessível, dinâmica e segura. O novo serviço une inteligência artificial no setor financeiro com atendimento especializado, criando uma ponte entre inovação e personalização.
Inteligência artificial do agente de investimentos do Itaú foi treinada apenas com dados internos
O novo agente de investimentos do Itaú é fruto de um sistema conversacional próprio, alimentado exclusivamente com conteúdos elaborados por assessores e analistas da instituição. O banco treinou o agente de investimentos exclusivamente com conteúdos internos, garantindo precisão e alinhamento com sua estratégia e política de investimentos.
A aplicação da análise de dados financeiros com IA permite que o sistema ofereça orientações personalizadas sobre produtos como CDBs, Tesouro Direto, fundos e ações. Essa abordagem reforça a segurança em investimentos digitais, ao considerar o perfil individual de cada cliente e seu nível de exposição ao risco.
Segundo Renato Cunha, diretor do banco, o objetivo do agente de investimentos do Itaú é facilitar o acesso à educação financeira digital e eliminar barreiras que muitos clientes ainda enfrentam ao buscar suporte humano tradicional.
Quem poderá usar o novo agente de investimentos do Itaú durante o piloto
Durante a fase inicial, o agente de investimentos do Itaú atenderá 10 mil clientes dos segmentos Uniclass e Personnalité. Todos possuem carteiras com baixa diversificação e ainda não têm assessores dedicados.
A assessoria de investimentos digital será oferecida por meio da plataforma de investimentos do Itaú, com acesso pelo app e orientações que variam conforme o perfil de risco. Além disso, esse modelo contribui para a automação de processos bancários, acelerando a entrega de recomendações e insights em tempo real.
Clientes poderão aplicar diretamente em CDBs pelo chat com o agente de investimentos do Itaú, enquanto demais operações continuarão sendo realizadas de forma manual. Segundo o banco, a equipe expandirá o recurso transacional futuramente, inclusive para ações e outros ativos.
Inovação em serviços bancários e impacto nas fintechs
Esse modelo de consultoria financeira automatizada reforça o movimento do Itaú em direção à inovação em serviços bancários. Portanto, mm um mercado onde fintechs e inovação financeira ganham cada vez mais espaço, o banco aposta na personalização e curadoria como diferenciais estratégicos.
Segundo Carlos Eduardo Mazzei, diretor de tecnologia do Itaú, o agente de investimentos do Itaú é capaz de combinar recomendações quantitativas e qualitativas, algo que plataformas genéricas de IA não oferecem. Isso coloca o banco à frente das tendências em investimentos tecnológicos, ao integrar inteligência artificial no setor financeiro com a robustez de uma instituição tradicional.
Além disso, 2.500 colaboradores do banco já testaram o robô internamente, e agora a instituição realiza testes com o público externo. Ademais, o plano é expandir gradualmente sua atuação, sempre com foco na experiência do cliente no setor financeiro e no respeito às normas regulatórias.