Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Turistas estrangeiros no Brasil ultrapassam 5,3 mi no 1º semestre

No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu 5,3 milhões de turistas estrangeiros, aumento de 48,2% em relação ao ano anterior. Com a meta de 6,9 milhões, o turismo cresce com investimentos e promoção. Destinos como Rio de Janeiro atraem mais visitantes, consolidando o Brasil como um destino global irresistível.
Entrada de desembarque internacional em aeroporto brasileiro, representando a chegada de turistas estrangeiros no Brasil.
Aeroportos brasileiros registram alta na chegada de turistas estrangeiros no Brasil, reforçando o crescimento do setor no primeiro semestre de 2025. (Foto: Marcello Casal Jr)

A entrada de turistas estrangeiros no Brasil ultrapassou a marca de 5,3 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Ministério do Turismo, divulgados na última quinta-feira (03/07). O avanço de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024 confirma um momento favorável para o setor, que já projeta bater metas previstas para os próximos anos.

Setor acelera ritmo e antecipa metas

Dessa forma, se aproxima do objetivo de 6,9 milhões de turistas estrangeiros no Brasil estabelecido para este ano. Mais do que isso: a meta de 8,1 milhões prevista para 2027 deve ser alcançada já em 2025, segundo o governo federal. Além disso, levantamento da Polícia Federal mostra que os argentinos lideram o fluxo, com mais de 2,3 milhões de visitantes. Chile e Estados Unidos também estão entre os principais emissores.

Entrada de turistas estrangeiros no Brasil em alta no mês de junho

Somente em junho, o Brasil recebeu 444.882 turistas internacionais, número 33,8% superior ao do mesmo mês de 2024. A entrada de turistas estrangeiros no Brasil vem sendo favorecida pela retomada da conectividade aérea, pela alta do dólar e por ações de promoção do país no exterior. Assim, esses fatores estimulam destinos como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador e Manaus.

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, este é o melhor momento do setor em todos os tempos:

“Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional. O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante, cultura diversa e uma gastronomia rica. Assim, com a presença cada vez maior do país no cenário global, mais estrangeiros continuarão escolhendo o Brasil como destino”, afirmou o ministro.

Confira no vídeo mais informações sobre o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em 2025:

Promoção e malha aérea fortalecem turismo nacional

O ministro aponta que a malha aérea internacional cresceu 16% em 2025, refletindo investimentos em inteligência de dados e acordos comerciais. Além disso, o uso de ferramentas digitais também tem facilitado a atração de novos mercados e de turistas estrangeiros no Brasil, especialmente na América do Sul, Europa e América do Norte.

Segundo dados do governo, o turismo já representa 8% do PIB brasileiro.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas