Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Inovação na indústria cearense avança com visita de líder da NASA na FIEC

FIEC recebe líder da Nasa Space Apps, Marco Linhares, em reunião com entidades estratégicas para discutir inovação, indústria 4.0 e formação empreendedora com foco em tecnologias exponenciais no contexto cearense.
Inovação na indústria cearense debatida na FIEC.
A visita fortalece a inovação na indústria cearense, abrindo parcerias com centros de pesquisa e estimulando soluções de impacto social. (Foto: Reprodução/FIEC)

A agenda de inovação na indústria cearense ganhou destaque com a visita do cientista Marco Antônio Linhares à  Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) na quarta-feira (09/07). Referência internacional em hackathons tecnológicos ligados à NASA, Linhares participou de um encontro estratégico para conectar experiências globais à formação técnica no Ceará e ao setor produtivo local.

O evento, realizado na Casa da Indústria, foi conduzido pelo empresário Pedro Alfredo Neto, conselheiro da FIEC e diretor do SINDITELECOM CE. Participaram ainda Tiago Guimarães (AJE Fortaleza), Marcelo Sobreira (IEL Ceará) e Cristhiane Luna (UNITEC SENAI). No encontro, todos discutiram formas de aplicar tecnologia e desenvolvimento regional com impacto direto na indústria 4.0.

Com passagens pela Apple Developer Academy e pela base da NASA em Mountain View, Linhares orientou três equipes brasileiras vencedoras do NASA Space Apps Challenge, projeto de empreendedorismo tecnológico no Nordeste. Além disso, ele destacou que o Ceará reúne capital humano qualificado e um ambiente favorável para integrar inteligência artificial aplicada à indústria, educação e competitividade.

FIEC articula ações para impulsionar a inovação na indústria cearense

Durante a conversa, foi reforçada a proposta de aproximar jovens desenvolvedores de projetos industriais reais. Para isso, o Sistema FIEC articula, via SENAI, IEL e UNITEC, frentes voltadas à inovação na indústria cearense. As iniciativas incluem inovação aberta, sustentabilidade industrial e uso de tecnologias exponenciais como motores da transformação digital.

Além disso, a visita fortalece a agenda de inovação na indústria cearense. Ela abre caminhos para parcerias com centros de pesquisa e estimula soluções de impacto social. Segundo Linhares, hackathons funcionam como ponte entre juventude e inovação. Essa dinâmica facilita a adoção de ferramentas ágeis por pequenas e médias indústrias.

Dessa forma, com esse movimento, a inovação na indústria cearense se consolida como vetor estratégico de desenvolvimento regional. O estado passa a contar com articulações nacionais e internacionais. Assim, isso reforça o papel do Ceará como referência em competitividade industrial e integração entre juventude e tecnologia.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas