Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

FIEC e Qair Brasil instalam gerador de energia a hidrogênio no SENAI Barra do Ceará

A FIEC e a Qair Brasil estão transformando o setor energético no Ceará com um gerador de energia a hidrogênio no SENAI Barra do Ceará. Este projeto pioneiro promove a transição para o hidrogênio verde e integra tecnologia em aulas práticas. Com foco em descarbonização e eficiência energética, a iniciativa fortalece o Hub de Hidrogênio Verde, preparando profissionais para um futuro sustentável. Descubra como essa tecnologia pode impactar a indústria e a educação!
Autoridades assinam termo de cooperação para gerador de energia a hidrogênio no SENAI Ceará
Paulo André Holanda, Gustavo Silva e o presidente do Sistema FIEC, Ricardo Cavalcante.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Qair Brasil deram início a um projeto pioneiro com a instalação de um gerador de energia a hidrogênio no Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, no bairro Barra do Ceará. A iniciativa busca consolidar o uso da tecnologia de hidrogênio verde (H2V) em aplicações industriais e educacionais. Com isso, promove a transição energética no estado.

O termo de cooperação foi assinado na última semana, durante reunião dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI Ceará, na Casa da Indústria. Estavam presentes o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; e o diretor de operações da Qair, Gustavo Silva.

“A Qair é uma grande parceira da indústria cearense e da FIEC, em diversas iniciativas com foco em energias renováveis. Esse processo de transformação energética está começando agora e a Qair é uma das maiores conhecedoras deste assunto, globalmente. Para nós, é uma grande satisfação contar com este equipamento inovador que será instalado em nossa unidade do SENAI na Barra do Ceará”, afirmou o industrial Ricardo Cavalcante.

Gerador de energia a hidrogênio é exclusivo no Brasil e de alta eficiência

A Qair cedeu ao SENAI o gerador de energia a hidrogênio, o único em operação no Brasil com essas características. A empresa francesa EODev (Energy Observer Developments) desenvolveu o equipamento em parceria com a Qair. O sistema estacionário oferece potência nominal de 100kW e opera sem emitir ruído, vibração ou poluentes químicos. Por isso, torna-se uma solução ideal para ambientes urbanos, educacionais e industriais.

“Desse equipamento, são gerados três produtos: energia elétrica, água e calor. É um gerador de 100kW, fruto da nossa parceria com a EODev. Estamos falando de futuro, hidrogênio, tecnologias emergentes e, principalmente, da necessidade mundial por esse tipo de produto. E essa parceria nos coloca na crista da onda dessa revolução energética limpa”, destacou Gustavo Silva.

Geração simultânea de energia elétrica, água e calor

O gerador utiliza a tecnologia PEM (Proton Exchange Membrane), que emprega hidrogênio como insumo e realiza cogeração. O sistema gera não apenas energia elétrica, mas também água purificada e calor. A equipe técnica pode aplicar esses subprodutos em processos térmicos e, adicionalmente, reaproveitá-los em sistemas integrados de eficiência energética.

Essa configuração permite ao SENAI realizar experimentos aplicados e capacitar técnicos com acesso direto a uma das tecnologias mais promissoras da matriz energética global.

Inovação e formação técnica no Centro de Transição Energética

O SENAI Ceará vai instalar o equipamento no Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, localizado na unidade da Barra do Ceará. Agora, a equipe técnica utilizará o gerador de energia a hidrogênio em atividades de P&D, projetos de inovação e treinamentos voltados às energias renováveis na indústria cearense.

“Com esse importante equipamento, vamos demonstrar para nossos alunos e industriais uma aplicação do hidrogênio em escala comercial. Este equipamento conta com tecnologia de ponta, representa muita segurança e demonstra o compromisso da liderança do Presidente da FIEC com a educação, a sustentabilidade e a inovação”, afirmou Paulo André Holanda.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas