De picapes robustas a elétricos avançados, o levantamento dos carros mais vendidos do mundo em 2024 revela preferências que variam conforme a realidade de cada mercado. O relatório destaca a força das montadoras tradicionais em mercados maduros. Ao mesmo tempo, marcas emergentes avançam com rapidez. Assim, ganham espaço com estratégias inovadoras e produtos alinhados às novas demandas de mobilidade. O levantamento foi realizado pela Car Industry Analysis e publicado recentemente pela Exame.
No Brasil, a Fiat Strada manteve a liderança pelo quarto ano consecutivo, com 144.684 unidades vendidas. Produzida em Betim (MG), a picape alia versatilidade e custo-benefício, conquistando tanto consumidores urbanos quanto do interior.
Em grandes mercados, as lideranças seguem padrões locais: na China, o híbrido BYD Qin reflete a transição para mobilidade elétrica; nos Estados Unidos e Canadá, a Ford F-150 mantém supremacia; e no Japão, o minicarro Honda N-Box continua imbatível.
Modelos líderes nos países citados pelo levantamento:
- Alemanha: Volkswagen T-Roc
- Argentina: Peugeot 208
- Áustria: Škoda Octavia
- Bélgica: Tesla Model Y
- Brasil: Fiat Strada
- Canadá: Ford F-150
- China: BYD Qin
- Croácia: Škoda Octavia
- França: Dacia Sandero
- Índia: Tata Punch
- Irã: Saipa Quik
- Japão: Honda N-Box
- México: Nissan Versa
- Noruega: Tesla Model Y
- Países Baixos: Tesla Model 3
- Portugal: Dacia Sandero
- Uruguai: Fiat Strada
- Estados Unidos: Ford F-150
Com base nos dados da Fenabrave, a Fiat Strada, como o carro mais vendido no Brasil em 2024, manteve a liderança no primeiro semestre de 2025, com 62.697 unidades emplacadas. Mantido o ritmo médio, a projeção indica cerca de 125,4 mil unidades até o fim do ano, o que representaria 19.290 unidades a menos que as 144.684 vendidas em 2024 — uma queda aproximada de 13,3% no volume anual.
Primeiro semestre no mercado nacional
Confira o ranking dos carros mais vendidos no Brasil no primeiro semestre de 2025 e veja quem está no topo.