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Inauguração da fábrica da GWM no Brasil terá divulgação de lançamentos

A inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) representa um marco importante na indústria automotiva brasileira, destacando o crescimento da presença chinesa e a eletromobilidade no país. Com um investimento de R$ 4 bilhões até 2026, a nova unidade promete gerar mil empregos diretos e impulsionar a produção de veículos eletrificados. O primeiro modelo a ser produzido será o SUV híbrido Haval H6, seguido pela picape Poer e pelo SUV Haval H9. Descubra como essa nova fase pode transformar o mercado automotivo e o futuro da mobilidade no Brasil!
Inauguração da fábrica da GWM no Brasil
O primeiro modelo a sair da linha de produção será o SUV híbrido Haval H6. (Foto: Divulgação/GWM)

Em um movimento que reforça o protagonismo chinês na indústria automotiva, o antigo complexo da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), ganha novo fôlego nesta sexta-feira (15/08). A inauguração da fábrica da GWM no Brasil, primeira montadora chinesa a produzir no país, marca avanço estratégico na presença asiática e na eletromobilidade nacional.

O evento de abertura da nova unidade da GWM está marcado para as 16h, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A operação deve gerar mil empregos diretos até o fim de 2025.

Eletromobilidade e inauguração da fábrica da GWM no Brasil

A instalação da fábrica da GWM no país ocorre dentro de um plano de expansão que prevê investimento de R$ 4 bilhões até 2026. O montante engloba a ativação da unidade de Iracemápolis. Entre 2027 e 2032, a companhia pretende aplicar mais R$ 6 bilhões, reforçando o compromisso com o mercado brasileiro e a produção de veículos eletrificados.

O segmento de carros híbridos e elétricos vive forte crescimento. De janeiro a julho, as vendas avançaram 46,83%, frente a 4,1% do mercado total, segundo a Federação Nacional de Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave). Marcas chinesas respondem por 63,5% das 139,2 mil unidades comercializadas, conforme Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE). Esse cenário favorece a estreia industrial da GWM, que passa a disputar espaço direto com líderes do setor.

Linha de produção e modelos confirmados

A produção nacional da GWM começará com o SUV híbrido Haval H6, montado inicialmente pelo sistema componente a componente, com peças vindas da China e alguns periféricos nacionais, como pneus e baterias. A pintura será integralmente feita no Brasil. A meta é atingir 60% de nacionalização em 2026. Após essa fase, os modelos totalmente elétricos entrarão na linha de montagem. A engenharia brasileira também desenvolve a versão flex do Haval, prevista para lançamento no próximo ano.

O portfólio produzido na fábrica da GWM no Brasil incluirá ainda a caminhonete média Poer P30 e o SUV Haval H9. Ambos terão início de montagem em agosto, com vendas previstas para setembro. Virão equipados com motorização turbodiesel, que inclui um 2.4 de quatro cilindros acoplado a câmbio automático de nove marchas, desenvolvido pela própria GWM. O conjunto oferece tração 4×4 com reduzida e, em outros mercados, entrega 184 cv e cerca de 49 mkgf de torque — números ainda não confirmados para o Brasil.

Com a inauguração da fábrica da GWM no Brasil, a marca reforça seu papel na liderança da eletromobilidade, amplia a gama de SUVs e picapes disponíveis e consolida o país como vitrine de inovação na indústria automotiva global.

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