A Marquise Infraestrutura consolidou-se como uma das empresas mais relevantes da construção pesada no país ao conquistar a 2ª posição geral no setor de Construção e Engenharia do Ranking Valor 1000 em 2025. Foi a construtora brasileira mais bem colocada, superando concorrentes tradicionais e avançando 23 posições em relação ao ano anterior. Assim, o resultado reforça a expansão do Grupo Marquise, que soma portfólio diversificado de projetos logísticos, hídricos e de mobilidade.
Marquise Infraestrutura: obras logísticas de escala nacional
O Grupo Marquise tem protagonizado alguns dos projetos mais estratégicos do país, com destaque para obras ferroviárias e portuárias que ampliam a competitividade logística nacional:
- Ferrovia Transnordestina: 1.206 km de extensão, atravessando 53 municípios em Piauí, Ceará e Pernambuco; três lotes já concluídos e seis frentes de obras em andamento; corredor de exportação para grãos, combustíveis, minérios e produtos industriais.
- Terminal do Pecém (CE): expansão com cinco berços de atracação, 1.660 metros de comprimento, 1.600 metros de cais acostável, pátio de cargas de 186 mil m², quebra-mar ampliado em 1.100 metros e duas pontes (360 m e 1.450 m) para integração logística.
Segurança hídrica e saneamento em várias regiões
A Marquise Infraestrutura também se destaca em obras de segurança hídrica e saneamento, com projetos distribuídos em diferentes regiões do país:
- Rio Grande do Norte: execução da Barragem de Tabatinga.
- Paraíba: construção do Canal de Acauã.
- Ceará: planta de dessalinização da Praia do Futuro, em Fortaleza, com capacidade de 1 m³/s de água potável para atender cerca de 720 mil pessoas.
- São Paulo: barragens de Pedreira e Duas Pontes, em Amparo, beneficiando mais de 5,5 milhões de habitantes da região de Campinas e de 28 municípios vizinhos, com garantia de abastecimento por aproximadamente 50 anos.
- Praia Grande (SP): implantação de 50 km de adutoras em parceria com a Sabesp.
- Minas Gerais: participação na primeira etapa de ampliação do Sistema Rio Manso, da Copasa.
Mobilidade urbana com Marquise Infraestrutura e diversificação dos negócios
Além das obras de infraestrutura pesada, o Grupo Marquise expande sua atuação em mobilidade urbana, incorporações e soluções ambientais:
- Mobilidade: construção do BRT de Brasília e entrega do viaduto de Ananindeua (PA), melhorando a fluidez do tráfego na Região Metropolitana de Belém.
- Incorporação imobiliária: expansão para o Sudeste e destaque com o empreendimento Mandara By Yoo, em Fortaleza, que alcançou 97% de vendas em menos de um ano.
- Gestão ambiental: liderança em tratamento de resíduos sólidos e energia renovável; o Centro de Tratamento de Resíduos da Grande Fortaleza abriga a GNR Fortaleza, referência mundial em biometano injetado em rede canalizada.
Diversificação do Grupo Marquise e impacto no mercado
O desempenho da Marquise Infraestrutura no Ranking Valor 1000 de 2025 traduz sua capacidade de executar projetos que integram logística, mobilidade e segurança hídrica. Com isso, o Grupo Marquise liderado pelos empresário José Carlos Pontes e Erivaldo Arraes, reforça sua posição como um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. A tendência, segundo analistas, é de protagonismo crescente em iniciativas que unem infraestrutura e sustentabilidade, alinhadas às demandas de desenvolvimento econômico nacional.
Assista ao filme institucional dos 50 anos da Marquise Infraestrutura, com destaque para inovação, solidez e impacto em obras estratégicas para o país