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Exportações da BYD avançam em 2025 com Brasil no centro da estratégia

As exportações da BYD devem chegar a 20% das vendas globais em 2025, segundo SCMP. No Brasil, a marca emplacou 105.330 carros em 12 meses, alta de 74%, tornando o país seu maior mercado fora da China.
exportações da BYD no Brasil em 2025
O Brasil já concentra mais de 105 mil emplacamentos da BYD em 12 meses, tornando-se seu principal mercado fora da China.

O Brasil já exerce papel central nas exportações da BYD e tornou-se um dos principais destinos internacionais da empresa. Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, foram 105.330 novos emplacamentos, segundo dados oficiais da empresa. Além disso, esse volume representou um crescimento de 74% em relação ao período anterior. Assim, a montadora chinesa consolidou-se como a que mais cresce no país.

O resultado reforça que a expansão global da marca encontra no Brasil um pilar estratégico, em meio ao avanço das importações de veículos elétricos e híbridos.

“O desempenho da BYD no Brasil mostra a confiança do consumidor brasileiro na marca. O Grupo Carmais tem contribuído para consolidar essa trajetória, ampliando o acesso a veículos elétricos e híbridos na região nordeste”, afirma ao Economic News Brasil Leonardo Dall’Olio, diretor comercial do Grupo Carmais, que controla concessionárias da marca no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Exportações da BYD devem superar 20% em 2025

No cenário global, a empresa projeta que as exportações da BYD responderão por cerca de 20% das vendas em 2025. Isso significa entre 800 mil e 1 milhão de unidades, dentro de uma meta total de 4,6 milhões de veículos. A informação foi publicada pelo jornal South China Morning Post (SCMP), com base em declarações de executivos da montadora.

A revisão da meta global, reduzida em até 16% em relação ao objetivo inicial, mostra o impacto do crescimento mais lento na China. Portanto, a BYD concentra esforços em mercados externos para sustentar a expansão

Concorrência doméstica pressiona desempenho global

Enquanto as exportações aumentam, o mercado chinês de veículos elétricos vive sua fase mais competitiva. A disputa pressiona margens e força ajustes nas estratégias. Nesse contexto, ampliar as exportações da BYD para países como o Brasil, bem como expandir na Europa e no Sudeste Asiático, tornou-se essencial

A diversificação geográfica surge como saída para preservar escala de produção e relevância global, mesmo diante do ambiente desafiador no mercado doméstico.

Perspectivas para o mercado de veículos elétricos

A internacionalização da BYD ocorre em meio às tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Esse cenário abre espaço para países emergentes. No Brasil, o ambiente se mostra favorável graças à matriz energética majoritariamente renovável, que fortalece o apelo econômico e ambiental dos veículos elétricos.

Para Dall’Olio, o cenário brasileiro fortalece a expansão da montadora. “O Brasil reúne todas as condições para ser referência mundial em mobilidade elétrica, tanto pela matriz energética quanto pela demanda crescente por inovação sustentável”, avalia.

Segundo o SCMP, a tendência é que o país se consolide como um dos maiores destinos da montadora fora da Ásia. Por fim, nesse contexto, as exportações da BYD devem moldar cada vez mais os rumos do setor automotivo.

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