Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

FIEC lidera debates globais sobre hidrogênio verde ao sediar o H2LATAM Summit Brazil

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou o H2LATAM Summit Brazil, encontro internacional que reuniu representantes de mais de dez países para debater os avanços da economia do hidrogênio verde na América Latina. O evento destacou o papel do Ceará como hub estratégico de energia limpa e reforçou a liderança da FIEC na articulação entre indústria, governo e pesquisa. Durante o summit, foram discutidos temas como financiamento, inovação tecnológica e cooperação internacional para impulsionar a transição energética na região.
FIEC sedia H2LATAM Summit Brazil e reforça o papel do Ceará na economia do hidrogênio verde.
Representantes de governos, empresas e instituições internacionais participaram do H2LATAM Summit Brazil, sediado pela FIEC em Fortaleza. (Imagem: FIEC)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) assumiu protagonismo internacional ao sediar, na quinta-feira (09/10), o H2LATAM Summit Brazil, principal encontro latino-americano dedicado à expansão da economia do hidrogênio verde.

O evento reuniu representantes de governos, empresas e instituições de mais de dez países (entre eles Alemanha, Chile e Holanda) para discutir investimentos, inovação tecnológica e cooperação regional. Assim, ao receber o encontro, a FIEC reforça o papel do Ceará como hub latino-americano de energia limpa e vitrine da transição energética no Brasil. Além disso, também enfatiza o papel da instituição como pioneira na inovação industrial.

FIEC posiciona o Ceará como referência em energia limpa

Durante a abertura, o presidente do Sistema FIEC, Ricardo Cavalcante, afirmou que o H2LATAM Summit Brazil simboliza a consolidação da indústria cearense em direção a um modelo sustentável.“O Ceará reúne vantagens únicas para liderar a produção e exportação de hidrogênio verde”, destacou.

No H2LATAM Summit, Ceará se firma como polo do hidrogênio verde

Os debates do H2LATAM Summit Brazil abordaram financiamento de projetos, marcos regulatórios e logística de exportação, além de ações de integração entre países latino-americanos. O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) foi citado como exemplo de infraestrutura apta a atrair investimentos e conectar o Nordeste ao mercado europeu.

Segundo a FIEC, o Estado possui um dos maiores potenciais de geração de hidrogênio verde do país, impulsionado por fontes solar e eólica. Por isso, a FIEC também vem atuando na formação de mão de obra qualificada e na criação de políticas industriais alinhadas à sustentabilidade.

O que é o hidrogênio verde?

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre o hidrogênio verde e seu papel na economia sustentável:

YouTube thumbnail

Cooperação internacional e perspectivas futuras após o H2LATAM Summit Brazil

Delegações da Alemanha e da Holanda reforçaram o interesse em ampliar parcerias tecnológicas com o Ceará. Para especialistas, o H2LATAM Summit Brazil consolida o Estado como porta de entrada da América Latina na rota global do hidrogênio verde.

Ao encerrar a programação do encontro, os participantes reconheceram o protagonismo do Sistema FIEC na construção de uma agenda regional voltada à economia do hidrogênio verde. Portanto, o evento destaca o papel estratégico da entidade em impulsionar o desenvolvimento industrial, a inovação e a sustentabilidade no Nordeste brasileiro.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas