Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Sebrae-CE em Hong Kong: programa internacional reforça inovação e liderança executiva

A missão do Sebrae-CE em Hong Kong, de 21 a 25 de outubro, focou em inovação e liderança executiva. A delegação brasileira concentrou-se em inteligência artificial e transformação digital, visitando empresas como Alibaba Group e GE para entender como a tecnologia muda a competitividade global. Este programa, organizado pelo IEL Ceará junto à Hong Kong University, ressalta a relevância do intercâmbio de conhecimento e da formação de lideranças. Confira detalhes na matéria:
Diretoria do Sebrae-CE em Hong Kong durante programa internacional de inovação e liderança executiva.
Diretoria do Sebrae-CE em Hong Kong: Cid Alves, João Porto Guimarães, Reginaldo Braga e Alci Porto representaram o Ceará em programa internacional sobre inovação e IA. (Foto: Divulgação)

A diretoria do Sebrae-CE participou, entre 21 e 25 de outubro, do Programa de Educação Executiva Internacional – Hong Kong Leading Beyond. A iniciativa, realizada em Hong Kong, é promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com o Sistema FIEC e a Hong Kong University (HKU). Liderado pelo industrial Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, o programa teve como foco inovação, tecnologia e inteligência artificial (IA) aplicadas à gestão empresarial.


Durante a missão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, Cid Alves, o vice-presidente João Porto Guimarães e os diretores técnico e administrativo, Alci Porto e Reginaldo Braga, participaram de aulas e visitas técnicas em empresas globais de referência, como InvestHK, GE e Alibaba Group. O objetivo foi integrar teoria e prática em liderança orientada por dados, mostrando como a transformação digital redefine, em escala global, a competitividade e a tomada de decisão.

Sebrae-CE em Hong Kong e a imersão na Alibaba

A visita à Alibaba Group, realizada na terça-feira (21/10), foi um dos destaques da agenda. A delegação brasileira foi recebida pelo CEO da companhia, Eddie Wu, que apresentou os investimentos do grupo e sua trajetória até se tornar uma das maiores potências tecnológicas do mundo. O encontro abordou áreas como e-commerce, computação em nuvem e big data, além de evidenciar a cultura de inovação que orienta o conglomerado chinês.

Os participantes também conheceram o Alibaba Entrepreneurs Fund, programa de apoio a startups e projetos baseados em inteligência artificial.

Para Cid Alves, a experiência foi “extremamente produtiva e inspiradora, conectando teoria e prática de forma concreta”. Segundo Alves, a aplicação da IA em negócios reais mostrou o poder das novas tecnologias para impulsionar o crescimento e otimizar decisões.

Leia Também: Missão internacional da FIEC em Hong Kong conecta Ceará à inovação e comércio global

Educação executiva no Hong Kong Leading Beyond

O Hong Kong Leading Beyond consolidou-se como referência em educação executiva internacional promovida pelo IEL Ceará. O formato combina aulas na Hong Kong University com experiências imersivas em empresas líderes em inovação. Dessa forma, os participantes ampliam sua visão sobre economia chinesa, tecnologias emergentes e liderança orientada por IA. O Sebrae-CE reforça, assim, seu compromisso com a formação de lideranças empresariais e o intercâmbio global de conhecimento.

Além de fortalecer a presença do Ceará em ambientes internacionais, o programa aproxima instituições cearenses de polos asiáticos de tecnologia. Essa integração permite, portanto, que líderes brasileiros compreendam como ecossistemas como o de Hong Kong unem governo, universidades e empresas em projetos colaborativos de inovação. Consequentemente, o intercâmbio contribui para expandir o ambiente de negócios e acelerar o aprendizado corporativo local.

Novos horizontes para o Sebrae-CE e o ecossistema cearense

A missão do Sebrae-CE em Hong Kong, por fim, abre caminho para novas parcerias internacionais entre o Ceará e instituições asiáticas. De acordo com o IEL Ceará, os aprendizados serão aplicados em programas de capacitação e apoio a startups locais, com foco em IA e análise de dados. Além disso, a iniciativa fortalece o papel do Sistema FIEC e do Sebrae-CE na criação de um ecossistema de inovação conectado ao mercado global, consolidando o Estado como referência regional em economia digital e tecnologia.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas