A Marcopolo (POMO4) divulgou nesta quinta-feira (30/10) os resultados do terceiro trimestre (3T25), com lucro líquido de R$ 323,3 milhões, alta de 1% em relação ao mesmo trimestre de 2024. A receita líquida atingiu R$ 2,5 bilhões, avanço de 8,2% na comparação anual, sustentado pelo desempenho das operações internacionais e pelo crescimento das exportações a partir do Brasil.
A companhia informou que R$ 1,24 bilhão da receita veio do mercado doméstico, enquanto R$ 366,7 milhões foram obtidos com exportações e R$ 894,8 milhões derivaram de suas operações internacionais.
Segundo comunicado ao mercado, “as exportações a partir do Brasil foram um dos destaques do trimestre, com crescimento expressivo de unidades e faturamento de rodoviários.”
Resultados da Marcopolo 3T25 apontam avanço da receita com a força das exportações
A Marcopolo destacou que os resultados que apontam expansão da receita no 3T25 refletem uma melhor performance das operações externas, com ampliação de volumes e um mix de vendas mais favorável. Em contrapartida, a receita doméstica teve retração, atribuída à redução dos volumes entregues no país.
Além disso, a empresa reforçou que a sazonalidade positiva do segundo semestre contribuiu para o aumento das exportações, especialmente de modelos rodoviários.
Os custos operacionais totalizaram R$ 1,83 bilhão, alta de 5,6% frente ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com a pressão nos custos, o lucro bruto cresceu 16%, para R$ 668,7 milhões, evidenciando melhora de eficiência na produção. Já o resultado financeiro da Marcopolo no 3T25 teve avanço expressivo de 43,5%, somando R$ 33 milhões.
Ebitda e gestão financeira sob observação
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 419,8 milhões, recuo de 9,9% frente ao 3T24. A margem Ebitda caiu de 20,1% para 16,8%, impactada pelo aumento de custos e mudanças no mix de produtos. Enfim, a Marcopolo, nos resultados apresentados, encerrou o 3T25 com dívida líquida de R$ 1,27 bilhão, abaixo do patamar do trimestre anterior (R$ 1,36 bilhão). Portanto, sinalizando disciplina financeira e foco em preservação de caixa.
A Marcopolo reforçou que a diversificação geográfica tem sido um dos pilares de sua estratégia. E a estratégia é o que lhe permite compensar o enfraquecimento do mercado interno e alcançar os resultados que teve no 3T25.
“As perspectivas seguem positivas para o quarto trimestre, com destaque para os mercados do Chile, Argentina e Peru,” informou a empresa.
Cenário futuro e tendências dos resultados
O desempenho do terceiro trimestre reforça a importância das operações internacionais na sustentação dos resultados da Marcopolo 3T25. A tendência, segundo analistas do setor, é que a companhia mantenha o ritmo de exportações no fim do ano. Isso, aproveitando a recuperação da demanda em países sul-americanos e a estabilidade cambial regional.
Apesar da margem Ebitda menor, a melhora do resultado financeiro e a queda da dívida líquida indicam um cenário de solidez operacional que tende a sustentar novos investimentos.










