A expansão da Keeta no Brasil ganhará nova escala a partir da próxima segunda-feira (01/12), quando a plataforma inicia operação na cidade de São Paulo, capital, com um aporte de R$ 1 bilhão destinado a aprimorar tecnologia, logística e suporte a parceiros. O avanço ocorre poucos meses após a estreia na Baixada Santista e reforça o plano de aportar R$ 5,6 bilhões no país até 2030. Para a largada na capital paulista, a companhia afirma ter reunido 27 mil restaurantes cadastrados e 98,2 mil entregadores.
Conforme a empresa, a estratégia passa por escala acelerada e por um modelo sem contratos de exclusividade, o que, segundo Tony Qiu, presidente de operações internacionais, favorece a competição.
Em suas palavras, “[na guerra do delivery] ganha quem oferecer o melhor serviço”.
Expansão da Keeta no Brasil define metas até 2030
A chegada da Keeta a maior metrópole do Brasil também marca o início de uma expansão simultânea outras 15 regiões metropolitanas, que incluem:
- Guarulhos,
- São Bernardo do Campo,
- Santo André,
- Osasco,
- Diadema,
- Itaquaquecetuba,
- Barueri
- e São Caetano do Sul
De acordo com a Keeta, até o fim de 2026 a plataforma pretende atender 80% da população brasileira.Trata-se de uma estratégia de expansão agressiva, cuja projeção de longo prazo aponta para presença em mais de 1 mil municípios até 2030, período no qual a companhia espera levar o total de consumidores atendidos a cerca de 120 milhões.
Para competir nesse ambiente, a empresa aposta em ações voltadas ao consumidor. O que inclui entrega gratuita em mais de 90% dos restaurantes parceiros, cupons de até R$ 50 por atraso e rastreamento das rotas. Essas iniciativas buscam reforçar a expansão da Keeta no Brasil em meio a um setor dominado por plataformas como iFood e 99Food.
Expansão nacional da Keeta foca apoio a entregadores e restaurantes
O plano operacional de avanço da Keeta no Brasil inclui R$ 100 milhões iniciais para iniciativas voltadas a entregadores parceiros, entre elas a abertura de centros de suporte com área de descanso, água, banheiro e cozinha.
A primeira unidade na capital deve ser inaugurada ainda neste ano na região de Santo Amaro. Além disso, a empresa também afirma direcionar parte do investimento a ações para melhorar o desempenho de restaurantes, reforçando tecnologia, atendimento e ferramentas de gestão.
Segundo Qiu, evitar vínculos exclusivos com estabelecimentos permite redirecionar recursos para itens considerados mais estratégicos. Esse posicionamento ocorre em meio a disputas judiciais envolvendo 99Food, após a Keeta contestar, no Cade e no Judiciário paulista, cláusulas de bloqueio supostamente aplicadas a restaurantes. As decisões seguem em disputa após recursos da concorrente.
Perspectivas da presença da chinesa no país
No curto prazo, a entrada da Keeta no país tende a ampliar a pressão competitiva sobre o setor, sobretudo pelo tamanho da controladora chinesa Meituan, que atende 770 milhões de consumidores por ano e processa 80 milhões de pedidos diários.
Em paralelo, análises de mercado apontam que a presença de novos atores tende a estimular inovação logística e redução de prazos de entrega. Portanto, à medida que a competição se intensifica, a expansão da Keeta no Brasil deve influenciar padrões de preço, tecnologia e qualidade de serviço dos serviços de delivery nos principais centros urbanos.











