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Isenção do IPVA para veículos com 20 anos avança após PEC ser aprovada

A aprovação da PEC 72/23 torna obrigatória a isenção de IPVA para veículos com 20 anos ou mais em todo o país. A regra acaba com diferenças entre estados e força ajustes nas unidades que ainda cobravam o imposto, como Minas Gerais e Pernambuco. O texto unifica a interpretação nacional sobre veículos antigos e reorganiza a tributação, ao mesmo tempo em que influencia o mercado de usados e a permanência desses modelos na frota ativa. Saiba mais:
Veículos antigos beneficiados pela isenção de IPVA
Isenção de IPVA passa a valer para veículos com mais de 20 anos após a promulgação da PEC 72/23. (Foto: Reprodução)

A isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com 20 anos ou mais se torna regra nacional após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 72/23 na Câmara na última terça-feira (02/12). Como o Senado já havia confirmado o texto, a mudança segue para promulgação e altera a tributação em estados que ainda mantinham cobrança sobre carros antigos, reduzindo diferenças regionais e trazendo mais previsibilidade aos contribuintes.

A decisão cria um padrão único para veículos muito antigos, substitui critérios distintos adotados pelos estados e reforça discussões sobre o papel do IPVA na estrutura tributária. Segundo o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), “a proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, síntese da leitura predominante de que normas nacionais facilitam a administração fiscal.

Isenção de IPVA e o efeito nos estados que ainda cobravam

A nova regra de isençã do IPVA altera diretamente o modelo de arrecadação de cinco estados que ainda tributavam veículos com mais de 20 anos. A transição fica mais clara pelos pontos centrais da mudança:

  • Abrangência da regra: carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com 20 anos ou mais.
  • Exclusões: micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques seguem fora do benefício.
  • Antes da PEC, cada estado aplicava sua própria política, criando tratamentos desiguais.
  • Estados que precisarão ajustar a legislação:
    Minas Gerais;
    Pernambuco;
    Tocantins;
    Alagoas;
    e Santa Catarina.
  • A nova norma da isenção do IPVA elimina brechas e consolida referência única para veículos antigos.

Esse redesenho exige reorganização administrativa e pode levar a revisões internas sobre a participação dos veículos mais velhos na base tributária. Embora especialistas apontem que o impacto financeiro isenção do IPVA seja limitado, a atualização implica adequações técnicas nas secretarias estaduais.

Leia também: Isenção IPVA no DF gera fraudes com veículos elétricos e híbridos

Isenção tributária sobre veículos e a harmonização da legislação nacional

Com a uniformização, estados deixam de ter autonomia para manter cobrança nessa faixa de idade, o que reduz disputas administrativas e aumenta a previsibilidade para os contribuintes.

A regra nacional para isenção de IPVA também se conecta ao debate sobre modernização da frota e aos critérios utilizados para equilibrar arrecadação e idade dos veículos, tema recorrente entre gestores públicos e analistas do setor automotivo.

Efeitos futuros da nova regra de dispensa do imposto

A isenção de IPVA tende a alterar o comportamento de quem mantém veículos antigos. Isso porque a dispensa do imposto reduz o custo anual e prolonga o uso desses automóveis. Portanto, esse efeito pode estimular a regularização de modelos que estavam parados sem documentação atualizada.

Por outro lado, a eliminação da cobrança pode influenciar o mercado de usados e fortalecer serviços ligados à manutenção, como oficinas e seguradoras. Essa dinâmica amplia o debate sobre a idade da frota e seus impactos na mobilidade diária.

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