A reunião entre BC e TCU já ocorreu e reuniu, na tarde desta segunda-feira (12/01), os principais dirigentes das duas instituições em meio à apuração sobre a liquidação do Banco Master. O encontro contou com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, do presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho, e do ministro Jhonatan de Jesus.
O encontro começou às 14h e durou cerca de 30 minutos. A agenda ocorreu antes do julgamento do recurso apresentado pelo Banco Central contra a abertura de uma inspeção. A expectativa é que o embargo seja analisado na primeira sessão do TCU após o recesso, marcada para 21 de janeiro. Após a reunião, Vital do Rêgo Filho confirmou que fala à imprensa às 15h30.
Leia também: Reunião entre BC e TCU após suspensão de inspeção ocorre nesta segunda
Reunião entre BC e TCU reuniu cúpula técnica
Pelo TCU, participaram Juliana Pontes, secretária-geral de Controle Externo, Flávio Takashi Sato, secretário-geral de Comunicação, e Maria Bethania Lahoz, auditora-chefe adjunta da área. Pelo Banco Central, além de Galípolo, estiveram presentes os diretores Ailton De Aquino, Gilneu Vivan e Izabela Moreira Correa.
Na semana passada, Jhonatan de Jesus autorizou uma inspeção no Banco Central no âmbito do processo de liquidação do Banco Master. Dias depois, na quinta-feira (08/01), o ministro acolheu recurso do BC e suspendeu a medida até deliberação do plenário.
Nesse cenário, a reunião entre BC e TCU, também tratada como um encontro institucional e um diálogo direto entre BC e TCU, ocorreu para alinhar posições antes da decisão formal da Corte.











