Publicidade

CNI divulga resultados da indústria para o mês de agosto

Indústria se mantém aquecida em agosto de 2024
Pixabay
Indústria se mantém aquecida em agosto de 2024
Pixabay

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) trouxe números positivos para o setor industrial nesta quarta-feira (18/09). De acordo com a instituição responsável pelos divulgação dos resultados da indústria, os índices de atividade industrial e de empregos no segmento se mantiveram aquecidos no mês de agosto. O índice de atividade industrial foi de 52,2 pontos, acima do patamar neutro de 50 pontos. Já o índice de empregos na indústria, que mede a geração de postos de trabalho em determinado período, obteve 50,7 pontos.

Resultados da indústria pioram em relação ao mês de julho

Embora os números trazidos pela CNI demonstrem que o setor da indústria brasileira se manteve aquecida no mês de agosto de 2024, houve uma leve piora em relação ao m}es de julho. Isso porque naquele mês o índice de atividade industrial foi de 54,3 pontos, ante os 52,2 pontos de agosto. Enquanto isso, o mês de julho registrou um alcance de 51,3 pontos no indicador de emprego industrial. Para efeito de comparação, este mesmo índice apresentou 50,7 pontos em agosto, uma oscilação de 0,6 pontos no intervalo de 30 dias.

Pequenas empresam ficaram abaixo

O bom desempenho nos resultados da indústria foi puxado pelas grandes e médias empresas. No entanto, as pequenas empresas ficaram abaixo dos 50 pontos neutros, que funciona como um piso que determina o desempenho mínimo das indústrias para ser considerado positivo em determinado período. Além disso, as grandes e pequenas empresas do setor industrial também foram responsáveis pelos índices de emprego industrial, ao passo que as empresas de pequeno porte apresentaram redução no número de empregados.

Em paralelo aos índices de aquecimento da indústria, o setor demostrou redução de estoque no mês de agosto em relação a julho. Porém, a quantidade foi inferior ao que que planejou e, portanto, números menores que outros meses do ano de 2024.

Aumento de exportações da indústria

Em meio aos resultados da indústria que demonstram um setor aquecido, cresce o otimismo em relação a exportações daquilo que foi produzido. Por outro lado, há maior ceticismo em relação a demanda por matérias-primas, outro indicador levado em conta ao se projetar cenários para o crescimento industrial.