Publicidade

Petrobras alcança 1 milhão de acionistas individuais na bolsa

Petrobras
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. (Imagem: divulgação/Agência Brasil)
Petrobras
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. (Imagem: divulgação/Agência Brasil)

A Petrobras atingiu a marca histórica de um milhão de acionistas individuais na bolsa de valores brasileira. Em cinco anos, o número de pessoas que possuem ações da estatal cresceu 170%, demonstrando o aumento do interesse de investidores pessoas físicas no mercado.

Atualmente, o percentual de investidores individuais no capital social da Petrobras supera o dos investidores institucionais brasileiros, o que evidencia a democratização do mercado de capitais. Esse movimento acompanha o crescimento do setor no Brasil, e a estatal segue refletindo essa tendência positiva.

“O aumento do número de acionistas se soma a uma série de boas notícias que a companhia vem obtendo no mercado e reflete a confiança dos investidores no potencial da companhia e na geração de valor de seus projetos e resultados”, afirmou a empresa em nota oficial.

No acumulado do ano, o retorno ao acionista preferencial da Petrobras, que inclui valorização das ações e dividendos, chegou a 11,4%. Em contrapartida, o petróleo Brent, referência no mercado internacional, caiu 4,1%, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, registrou leve alta de 0,6%. Além disso, 75% dos bancos que acompanham a empresa recomendam a compra de suas ações.

Investidores Individuais

Os investidores individuais são aqueles que utilizam seu próprio capital para adquirir ativos, como ações de empresas listadas na bolsa. Já os investidores institucionais, por outro lado, são organizações, como bancos e fundos de investimento, que compram ativos em nome de seus clientes.