Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

83% dos microempreendedores nordestinos acreditam em estabilização econômica

O levantamento mostrou que 83,6% dos empreendedores nordestinos acreditam que a situação econômica deve se estabilizar em mais de 3 meses.
O levantamento mostrou que 83,6% dos empreendedores nordestinos acreditam que a situação econômica deve se estabilizar em mais de 3 meses.

Mais de um ano após o início da pandemia da COVID-19 no Brasil, a vhsys, startup que oferece sistema de gestão empresarial, realizou uma pesquisa com 932 micro e pequenos empreendedores de todo o país, 122 deles no Nordeste, para saber qual a expectativa deles frente ao avanço das imunizações e no cenário pós-Covid. 

O levantamento mostrou que 83,6% dos empreendedores nordestinos acreditam que a situação econômica deve se estabilizar em mais de 3 meses, o que ainda assim permitirá aproveitar as vendas de Black Friday e Natal, outros 16,4% acreditam que isso deve acontecer em menos de 3 meses.

Para o segundo semestre de 2021, um crescimento de até 30% no faturamento é esperado por 41,8% dos empresários nordestinos, enquanto 27,8% acredita que deve manter a média de faturamento. Mais otimistas, 11,4% esperam apresentar um crescimento acima dos 50%, enquanto 4,1% prevê registrar queda.

conteúdo patrocinado

No cenário nacional, entre as principais diferenças do atual levantamento e o levantamento realizado pela empresa em março do ano passado, no início da pandemia, está o foco em vendas online, que passou de 29,1% para 43,6%. No início da pandemia, a maior preocupação era com o corte de gastos, 58,3%, seguida pela renegociação de dívidas e acordos, 41,7%.

Com lojas físicas fechadas, a migração das empresas para o digital foi acelerada. Em um cenário em que a tecnologia ganhou ainda mais relevância, 80,8% dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp como canal de venda, 55,7% usam o Instagram e 39,9% usam o Facebook.

A venda online se tornou tão relevante na pandemia que a vhsys passou a oferecer aos seus clientes a sua loja virtual própria gratuita para até 50 produtos, que pode ser usada também como catálogo para redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Desde então, são quase 4.000 novas lojas virtuais ativas na vhsys, nas quais o volume de vendas aumentou 30,14% no primeiro semestre de 2021, comparado ao 1º semestre de 2020.

No futuro, pós-pandemia, a expectativa de muitos dos respondentes é aproveitar a presença online para crescer. No futuro, pós-pandemia, a expectativa de muitos dos respondentes é chegar ao cenário de antes da pandemia e aproveitar a migração para o online para crescer. 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado