Publicidade

Três cidades do Ceará obtêm reconhecimento federal de situação de emergência

Foto de Julia Volk no Pexels
Foto de Julia Volk no Pexels
Foto de Julia Volk no Pexels
Foto de Julia Volk no Pexels

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira (23), a situação de emergência em três cidades do estado do Ceará atingidas por desastres naturais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

No Ceará, a maior parte dos reconhecimentos foi concedida por conta da seca, que atinge as cidades de Aiuaba, Morada Nova e Pereiro. Além das cidades do estado cearense, o Ministério do Desenvolvimento Regional também reconheceu como em situação de emergência os municípios de Curral Novo do Piauí e Jaicós, no Piauí; e Poço Redondo, em Sergipe.

O município de Tabuleiro Grande, no Rio Grande do Norte e Itaberá, em São Paulo enfrentam estiagem, enquanto que Euclides da Cunha Paulista, também em São Paulo, registrou chuvas intensas.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores municipais podem pedir apoio financeiro ao MDR para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas públicas danificadas.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no Diário Oficial da União com a especificação do montante a ser liberado.