As vendas online cresceram significativamente nos últimos anos, devido à mudança no comportamento dos consumidores, provocada pela pandemia. No entanto, segundo aponta um relatório feito pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), a venda de produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) via comércio eletrônico cresceram mais de 6 vezes na última década, mesmo antes da pandemia.
Para essa pesquisa, que objetiva avaliar os rumos de produtos TIC e poder fornecer dados estratégicos às empresas, a Associação tomou como base o relatório da Pesquisa Anual do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contabiliza dados coletados entre 2008 e 2019.
O levantamento foca especialmente em dois indicadores: ramos de atuação, se no varejo ou atacado, e tamanho das empresas, se com mais de 20 pessoas ocupadas, classificadas como médias ou grandes, ou se com menos de 20 pessoas ocupadas, classificadas como pequenas.
Em 2019, eram cerca de 2,9 mil empresas no atacado, totalizando 36,6 mil empregados, e uma receita bruta da ordem de R$ 118 bilhões. Já no varejo, contabilizou-se 35 mil empresas, 137 mil colaboradores e uma receita de R$ 37,7 bilhões. Chama a atenção o fato de que as empresas no varejo foram 12 vezes superiores às das empresas do atacado, enquanto a receita bruta gerada pelas empresas do atacado foi três vezes superior à gerada pelo varejo.
Uma explicação reside no fato de que, no atacado, a quantidade e o preço dos produtos são muito maiores que no varejo, que acaba diluindo as vendas em produtos mais nichados e específicos e em quantidade menor. Várias empresas de varejo muitas vezes compram da mesma empresa do atacado.
As vendas pela internet têm revelado uma evolução significativa, no período 2008-19, com uma taxa de crescimento da ordem de seis vezes na receita bruta de revenda. O comércio eletrônico (via internet) apresenta-se como uma modalidade promissora de negócio para o Ramo de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) e certamente a pandemia teve um impacto gigantesco nos números de vendas pela internet, seja no atacado ou no varejo.