A equipe Nutrinim da SESI Escola RN foi a vencedora do Prêmio Evolução na Olimpíada do Futuro, realizada em Foz de Iguaçu (PR), na última sexta-feira, 03. O reconhecimento nacional foi conquistado com o projeto “Jujuba Nutrinim – alternativas para restituir sentidos gustativos aos pacientes oncológicos”.
A premiação é o estágio mais avançado da Olimpíada do Futuro – quando os alunos conseguem viabilizar o projeto como produto para o mercado. A equipe Nutrinim é formada pelos alunos da SESI Escola Natal e São Gonçalo do Amarante Cailany Cavalcante, Maria Alice Gomes, Elton Oliveira, Gustavo Araújo e Dailton Lima, com orientação do professor Diego Bezerra Cavalcante.
Os estudantes venceram ano passado a Olimpíada do Futuro e isso os credenciou para disputar o prêmio Evolução na edição deste ano. Responsável pela orientação dos estudantes, o professor explicou que isso foi iniciado com a participação de Cailany na Olimpíada de Medicina e depois na Olimpíada do Futuro, em 2020.
A jujuba Nutrinim é destinada a pacientes oncológicos que fazem uso da quimioterapia e radioterapia e, devido ao tratamento, apresentam perda do paladar, incapacidade de sentir odores e baixa produção de saliva. Esses fatores levam a desmotivação alimentar ocasionando desnutrição, sendo uma das maiores responsáveis pelas mortes durante o tratamento.
O doce, desenvolvido pela equipe do SESI-RN, é capaz de recuperar os sentidos perdidos promovendo uma melhora na nutrição, fator importante durante a terapia.
A jujuba é feita a partir de óleo essencial de hortelã pimenta – responsável por estimular as papilas gustativas e de agir também como descongestionante nasal, permitindo o retorno sensitivo do paladar e do olfato -; e por glutamato monossódico, que estimula alguns receptores específicos da língua, influenciando os sabores; além de outros ingredientes naturais. A Nutrinim é livre de açúcar, lactose e glúten.