Publicidade

Mitsubishi Electric desenvolve IA para automação industrial

(Imagem: Pexels/Jeshoots)
(Imagem: Pexels/Jeshoots)
(Imagem: Pexels/Jeshoots)
(Imagem: Pexels/Jeshoots)

A Mitsubishi Electric anunciou nessa semana o desenvolvimento de uma nova tecnologia de Inteligência Artificial (IA), com capacidade preditiva para prever eventuais alterações em processos de fabricação automatizados, e realizar as correções necessárias nos equipamentos durante a operação, evitando assim, paradas desnecessárias.

O projeto foi realizado em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST) uma das maiores organizações públicas de pesquisas do Japão. A nova IA também vai apresentar o nível de confiabilidade operacional em relação a inferências, tais como erros de usinagem, por exemplo.

Com isso, a nova tecnologia faz o controle dos equipamentos em níveis mais adequados de confiabilidade, tornando as operações mais estáveis, confiáveis e produtivas. Uma operação ágil exige que os equipamentos sejam ajustados individualmente para cada produto. Fazer esse trabalho manualmente, entretanto, requer tempo e dinheiro, resultando numa diminuição da produtividade.

As principais funcionalidades da nova tecnologia de Inteligência Artificial são a rapidez, pois ela executa inferências de alta velocidade para o controle dinâmico de equipamentos de automação industrial, a adaptabilidade, que consiste no processo contínuo de aprendizagem para adaptação ao fluxo de trabalho em constante mudança, e a confiabilidade, que garante o controle em tempo real do equipamento de automação industrial entregue um produto com qualidade consistente e processamento eficiente.

O novo algoritmo da empresa calcula o nível de confiabilidade das inferências, aprendendo as características da máquina de cada processo e de cada dispositivo alvo. Ao usar esse algoritmo para controlar dispositivos de automação industrial, a nova Inteligência Industrial garanta alta confiabilidade.

A empresa tem colaborado com o instituto japonês no desenvolvimento de tecnologia industrial desde 2017. Com esse desenvolvimento, a Mitsubishi Electric deverá incorporar a nova tecnologia de formas várias em seus equipamentos e sistemas, aumentando a produtividade da indústria.