Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Nova Beira-Mar impulsiona desenvolvimento econômico de Fortaleza

Atualmente, estão em execução ações de urbanização da orla

A nova Beira-Mar de Fortaleza compõe o principal cartão-postal do Ceará e é considerada uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil. Por isso, a requalificação e a padronização da orla foi pensada para atrair mais visitantes, alavancando o desenvolvimento econômico da cidade.

A padronização beneficiará ainda o próprio fortalezense, que passa a usufruir de um novo espaço público, democrático e pronto para receber todos com segurança e infraestrutura adequada. A Prefeitura realizou a engorda do aterro já existente na Praia de Iracema e criou um novo aterro entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, com acréscimo de 80 metros de praia. Juntas, as faixas somam dois quilômetros.

“Com as obras de requalificação e ampliação da faixa de areia da praia, o espaço se tornou um verdadeiro polo para o desenvolvimento econômico, onde é possível encontrar boa gastronomia, arte, artesanato e diversão, tudo em um só lugar”, avalia o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O novo aterro possibilitou a ampliação do calçadão e a criação de 350 vagas de estacionamento. A avenida também recebeu piso intertravado e foi beneficiada com a instalação de um amplo e moderno sistema de drenagem, além da instalação de quiosques padronizados.

Para idealizar a nova infraestrutura implantada na Beira-Mar, a Prefeitura levou em consideração todas as características que tornam o espaço atraente para quem trabalha e também para quem o frequenta para o lazer. Assim, a partir desse olhar, a Regional 2 iniciou um trabalho de ordenamento do espaço.

De acordo com o secretário da Regional 2, Rennys Frota, atualmente, a Beira-Mar reúne diversas iniciativas na área do esporte, gastronomia e cultura, como exemplo as assessorias esportivas, o polo de artesanato e os quiosques ao longo da orla. Ele informa que depois do mapeamento e cadastramento, 1.354 permissionários foram capacitados em uma parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). “Essa ação é voltada não só para que eles adquiram noção de empreendedorismo, mas para que ao final eles tenham o seu negócio sustentável e atendendo bem o público”, acrescenta.

São realizados ciclos de encontros entre a Prefeitura e os permissionários dos quiosques para discutir melhorias e adequações de infraestrutura. Outra iniciativa para caminhar junto à comunidade é a escolha de dois supervisores comunitários por trecho da Beira-Mar. Eleitos pela própria categoria a qual representam, eles têm como responsabilidade ser uma ponte entre a Regional 2 e os permissionários para a comunicação e solução mais rápida de questões do dia-a-dia.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, “o processo de capacitação dos permissionários, o ordenamento do território e as obras de requalificação da orla já trazem impacto positivo, melhorando a economia local, além de proporcionar o fortalecimento e a geração de emprego e renda de toda Fortaleza”, avalia.

Nogueira destaca as concessões do Mercado dos Peixes, que já foi concedido à iniciativa privada, e a dos espigões das avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, que devem ser retomadas em 2022. “A ideia é trazer um novo dinamismo para a orla, tanto para incrementar o turismo, que é tão necessário nessa retomada da economia, como para nós fortalezenses que frequentamos esses ambientes”, avalia.

Atualmente, estão em execução ações de urbanização da orla, que, dentre outros benefícios, garantirão alternativas de lazer e melhores condições de trabalho aos empreendedores da região. No local, estão sendo construídos 707 boxes comerciais para a feirinha, previstos para serem entregues no primeiro trimestre de 2022.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado