Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

3° Escola de Verão em Inteligência Artificial reúne no Cumbuco pesquisadores do Brasil, Canadá, China e EUA.

3° Escola de Verão em Inteligência Artificial

A mais importante rede de articulação em inovação e TIC no Ceará, o Iracema Digital, está realizando entre os dias 3 e 5 de fevereiro uma Escola de Verão para debater temas ligados a tecnologia e inovação, em especial, a Inteligência Artificial.

Segundo o presidente do Instituto Iracema, Ricardo Liebmann, o evento concentra um importante debate e estímulo ao conhecimento para avaliação de impactos e a descoberta de como lidar com as novas tecnologias. Segundo ele, o evento também permite que o ecossistema de TIC no Ceará tenha uma melhor percepção das suas dores e oportunidades. Além disso, cria um ambiente favorável à interação entre as diversas inteligências espalhadas no Ceará em seus vários campos de atuação,

Para Romulo Alexandre Soares, co-fundador do HubCumbuco, trazer para o Cumbuco a programação internacional da Escola de Verão em Inteligência Artificial é uma excelente oportunidade para mostrar a importância de Caucaia, que se consolida como uma força para a atração de investimento estrangeiro para o Ceará, ao sediar o Complexo do Pecém. Os planos para fazer do Cumbuco uma praia inteligente e sustentável, também se conectam com vários dos temas que serão tratados nesta edição da Escola de Verão. Por sua vez, a decisão da prefeitura de Caucaia de patrocinar o evento também demonstra a importância do tema para o município, que está em fase de implantação do seu cinturão digital, a rede 5G e vários projetos de Inteligência artificial com o apoio da Universidade Federal do Ceara, destaca Romulo Soares.

Publicidade

Stan Matwin, PhD, Diretor do Institute for Big data Analytics do Canadá será o palestrante principal e como debatedores estão confirmados, Cícero Nogueira, PhD e Research Scientist na Google, NY e Carlos Oliveira, PhD e Principal Inventive Scientist” na AT&, ambos residentes nos Estados Unidos.

A escola de verão teve início na quinta-feira (3) e terá encerramento no sábado (5), com transmissão pelo canal do Iracema Digital no YouTube.

O Hub Cumbuco é parceiro do Iracema Digital desde a segunda edição da Escola de Verão em IA e sedia a agenda internacional do evento. Em 2021, a agenda internacional reuniu pesquisadores de Portugal, Franca, Holanda, Colômbia e China. O Hub Cumbuco também participa da plataforma Revive, ferramenta desenvolvida pelo Iracema Digital em cooperação com a SEDET Ceará.

Gestão Empreendedora e Transparente

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, está implementando no município diversas ações em favor do desenvolvimento econômico e, principalmente, através do fomento do empreendedorismo por meio da tecnologia.

A inovação no município também está presente no relacionamento com o cidadão. A Ouvidoria do município, desde o inicio de 2021, disponibilizou a solução tecnológica da Rede Participar Brasil, para fazer a gestão digital do importante canal com a sociedade. Assim, Caucaia também é referência em transparência pública.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado