Nesta segunda-feira (14), a Faculdade Senac Ceará realizou a aula inaugural da sua primeira turma do curso de Gestão Comercial. O Diretor da Faculdade Senac Ceará, o professor Luís Antônio Rabelo, informou que as expectativas em relação ao novo curso estão bem elevadas, pois junto com ele ocorre ainda a inauguração do SENAC CE no Ensino Superior Presencial no Estado, tanto na graduação Tecnológica quanto no ensino da Pós-graduação.
“Somos a 2ª faculdade SENAC no NE e já possuímos uma esteira de cursos que serão ofertados nos próximos semestres, dando continuidade ao itinerário formativo do SENAC nos cursos do SENAC no Ensino médio”, explica o professor Luís Antônio Rabelo, que possui experiência executiva na condução de Instituições de Ensino Superior, diante da sua graduação em Administração, com habilitação em Empresas e Hospitalar, pós-graduação em Administração de Recursos Humanos e Controladoria e Mestre em Administração pela UFC.
De acordo com o diretor do Senac Ceará, com o curso de Gestão Comercial, os alunos terão uma grade atual e inovadora, com espaço conceito de inovação para a elaboração de seus projetos integradores, com professores com titulação e experiência no mercado, além de muita troca de experiência e vivências com empresários do segmento do Comércio de bens, serviços e turismo.
“A razão da escolha do curso teve como base a necessidade de formar gestores para o mercado, pois essa é uma “dor” que o empresário do comércio sente muito, principalmente quando precisa expandir suas atividades. A estrutura curricular tomou o cuidado de ouvir empresários da área para proporcionar um curso 100% encaixado com as necessidades do mercado”, informa o diretor da instituição.
O SENAC se notabiliza pelo ensino profissional no País. No Ceará, possui mais de 72 anos e é vanguarda no ensino, quando foi o pioneiro a falar em itinerários formativos e avaliação por competências. Está presente em todos os 184 Municípios com suas atividades e, agora, também inova ao levar o Ensino Superior Presencial aos Cearenses, tendo conquistado nota máxima no MEC, tanto no seu Credenciamento, quanto na autorização de seu primeiro curso – Superior Tecnológico em Gestão Comercial, com 02 anos de duração e ofertado nos turnos da manhã e noite.
Palestra de Lauro Chaves Neto sobre os Cenários Econômicos e seus Impactos na Gestão Comercial
A inauguração do curso de Gestão Comercial contou com uma palestra do economista e Mestre em Administração de Pequenas e Médias Empresas, Lauro Chaves, abordando o tema Cenários Econômicos e seus Impactos na Gestão Comercial.
A partir de uma análise da economia brasileira em 2021 e 2022, o economista pontua os principais fatores que influenciaram o cenário atual e quais os caminhos possíveis para que os gestores comerciais administrem seus negócios ou empresas em que atuam.
“Dessa forma, os futuros alunos da faculdade vão atentar como a observação da economia impacta diretamente em suas atividades e como os conhecimentos na área são necessários para o sucesso de sua atuação profissional e da sustentabilidade das empresas”, explica Chaves.
Lauro Chaves é economista, Mestre em Administração de Pequenas e Médias Empresas com especialização em Finanças na Fundação Getúlio Vargas (SP) e Doutor em Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial pela Universidade de Barcelona, Espanha.
Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de Estratégia e Finanças, com atuação em diversos Estados como Ceará, Maranhão, Piauí, Espírito Santo e São Paulo. Participou da elaboração de Planos Diretores em diversos municípios no Estado, sendo responsável pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.