A terceira fase do Open Banking já está em andamento e inclui uma nova funcionalidade para o uso do Pix. Com o Iniciador de Pagamentos, os usuários poderão fazer o pagamento via Pix diretamente no aplicativo ou site. O usuário não precisará acessar os canais do banco onde tem conta.
Essa operação será possível apenas nas instituições detentoras de conta transacional autorizadas pelo Banco Central (BC) e certificadas no Open Banking. Segundo o Banco Central, mais de 10 bilhões de transações já foram realizadas através do pagamento instantâneo desde o seu lançamento em 2020. A ferramenta opera de forma semelhante ao QR Code, utilizando APIs que automatizam a iniciação dos pagamentos.
Em vez de copiar o código e acessar o aplicativo ou site da instituição financeira para pagar o Pix, o comprador agora realizará a transação diretamente no site ou app do vendedor. Isso permitirá jornadas de autenticação simplificadas, como o uso de uma mensagem push, facilitando o processo para o usuário. Com a nova funcionalidade, estima-se um aumento na taxa de conversão de Pix.
“O modelo de compartilhamento de dados trazido pela terceira fase do Open Banking deve gerar boas oportunidades, especialmente para pequenas e médias empresas. Com a implementação da iniciação de transações de pagamentos por Pix, será possível melhorar a experiência do cliente, garantindo maior taxa de conversão nas transações online e, consequentemente, melhor retorno financeiro”, afirma Fernando Radunz, CIO do Banco BS2, banco digital PJ.