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Você sabe atrair talentos para a sua empresa? – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 29/04/2022

Nos artigos anteriores abordamos assuntos para os profissionais que buscam se destacar e ter sucesso em processos de seleção. Agora, chegou a vez de abordar a temática voltada para os head hunters ou empregadores visando uma experiência fantástica para àqueles que participam de processos seletivos.

A experiência vivenciada pelo candidato e proporcionada pelo contratante desde o momento da divulgação da vaga até o resultado do processo seletivo é uma estratégia diferenciada para a assertividade nas contratações para a sua empresa.

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A seguir abordaremos alguns passos que consideramos fundamentais para o encantamento do cliente: o candidato!
Atração de talentos

O processo de atração inicia antes mesmo da abertura formal da vaga em redes sociais ou sites de empregos, tendo em vista como a empresa se mostra para o mercado de forma espontânea, ou seja, através de seus próprios colaboradores.
Enquanto recrutador, ao surgir a demanda de contratação, é fundamental o alinhamento com o gestor da vaga para que você captar as expectativas e alinhar com detalhes o perfil da função.

No início do processo seletivo, é imprescindível que haja transparência com os candidatos sobre os aspectos positivos e oportunidades de melhoria que a empresa possui visando o alinhamento de expectativas entre as partes. Nesta etapa é interessante informar quais serão as etapas do processo e como a evolução dos aprovados vai acontecer.

Alinhar datas das etapas ou prazos para feedback, assim como comunicar com antecedência sobre possíveis atrasos que possam ocorrer durante o processo, também são formas de demonstrar respeito pelo profissional que está dedicado a seleção.

Atualmente, as pessoas (e empresas) tem valorizado etapas iniciais de forma remota visando a agilidade da seleção e é sempre interessante informar o que contempla a etapa, qual o tempo programado para a realização desta, assim como qual é a expectativa de participação dele nesta etapa. Oferecendo instruções claras, você demonstra preocupação e consideração sobre o que esperar em cada momento do processo.

Conforme a evolução do processo, lembre-se de fornecer feedback aos participantes sejam eles positivos ou não. Isso é uma forma de construir uma imagem positiva para a marca empregadora por isso, quanto mais personalizado o feedback, melhor!

Encontramos o candidato: a nova jornada!
A comunicação é a peça-chave de todo esse processo de encantamento do cliente! Ao informar o resultado da seleção, mantenha a comunicação clara sobre quais serão os próximos passos, além prazos e datas aproximadas, assim como formalizar as informações da proposta de emprego (salário, benefícios etc.)

No processo de integração do novo colaborador procure oferecer todo o suporte desde os recursos necessários para a execução do trabalho e informações acerca da cultura, metas da empresa, assim como o “kit de boas-vindas” para que ele possa se sentir acolhido e importante no início desta jornada.

Ao final deste processo, peça o feedback para o novo colaborador de como foi essa experiência para ele, sejam os pontos fortes e oportunidades de melhoria que ele percebeu em todas as etapas do processo seletivo, para que assim, você tenha subsídios suficientes para melhorar ainda mais a experiência do seu principal cliente neste processo: o candidato!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

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