*Coluna por Lise Aguiar, 03/06/2022
Nos últimos anos a preocupação com as pessoas se tornou uma temática estratégica para retenção e engajamento dentro das organizações, tendo em vista o crescimento e resultados financeiros destas.
Como foco dessa mudança de olhar, surgiu a preocupação em estruturar o employee experience (EX), que precisa ser desenvolvido como base para as demais mudanças.
Mas afinal, o que é employee experience?
As nossas experiências vividas desde a nossa infância de situações boas e ruins se acumulam em nossa bagagem e funcionam como balizadores para a construção de nossas opiniões sobre os mais variados assuntos, sejam para qual tema for.
No mundo corporativo é da mesma forma. Guardamos as experiências fortes de crescimento, conquistas, reconhecimento, desafios superados por toda a nossa vida. E é esta jornada construída desde a percepção da organização, candidatura e chegada à empresa, todas as vivências da rotina, ou seja, a soma de todas as experiências de um colaborador por meio da sua conexão com a empresa, denominamos de employee experience.
Desta forma, ressaltamos que o employee experience é condição determinante para o clima organizacional e a imagem da empresa, tendo em vista as ações práticas quanto aos valores organizacionais reforçados internamente e de forma constante.
Quais são os benefícios do employee experience?
- Melhoria nas relações interpessoais, promoção da marca empregadora (employer branding) reforçando ações que uma organização adota para fortalecer a sua imagem como um bom lugar para se trabalhar e consequentemente, atraindo os melhores talentos do mercado.
- Construção de um clima corporativo favorável através das relações interpessoais, desenvolvimento de líderes, fortalecimento da cultura da organização através de comunicação clara e transparente geram a redução de turnover e absenteísmo.
- Gestão estratégica de pessoas, fazendo com que o RH não seja visto como área de despesa e sim, como a gestão inteligente dos custos de admissão e desligamentos.
Dicas para implementar a employee experience
- Conhecer as necessidades dos seus colaboradores, investir em análise de dados sobre as pessoas para fundamentar suas ações, realização a construção dessa jornada de engajamento e interação com o colaborador mapeando as oportunidades de melhorias.
- Praticar o reconhecimento dos talentos através da meritocracia e entender que, o employee experience funciona, acima de tudo, para incentivar os colaboradores por meio de experiências positivas. Por isso, é de fundamental importância o sentimento de satisfação por parte dos colaboradores na execução de suas atividades além da valorização ao serem desafiados e instigados a crescer;
- Investir em benefícios que proporcionem maior qualidade de vida aos colaboradores tendo em vista ser um grande desejo da atualidade, tais como atuação home office, horários mais flexíveis, autogerenciamento por resultados, são exemplos de como agregar valor para melhor a experiência do colaborador;
Desenvolver pessoas através da delegação de atividades das lideranças incentivando o desenvolvimento das equipes de trabalho enquanto ad
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB









