A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta terça-feira (14/06), às 9h30, o novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, localizado na avenida Monsenhor Hélio Campos, 178, no bairro Cristo Redentor. Este é o 6º equipamento do tipo, sendo o segundo em formato de contêiner, e que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno.
Projeto
A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado e colaborativo, porém gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o Cristo Redentor foi reconhecido pela SDE como um pólo de produção de costura, e devido a demanda existente de aluguel de equipamentos, a população passa a contar com as máquinas em sistema de revezamento.
Com a iniciativa, Fortaleza sai à frente em relação a outras capitais, não apenas pelo espaço que promove a inclusão e a independência financeira, mas por atingir principalmente mulheres que possam sofrer de violência patrimonial. As usuárias também podem trocar experiências entre si e formar uma rede de contatos.
O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte.
Locais
Na capital cearense, os equipamentos estão localizados no Centro de Referência do Bom Jardim, no Vila União, na Pracinha da Cultura do Ancuri, no Cuca Jangurussu, Pracinha do Vila Velha, no Cristo Redentor, e, na sequência, será inaugurada uma nova estrutura no bairro José Walter.
Serviço
Entrega do ateliê do Projeto Costurando o Futuro – Cristo Redentor
Data e hora: terça-feira (14/06), às 9h30
Endereço: Av. Monsenhor Hélio Campos, 178 – Bairro Cristo Redentor