Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

O segredo para mudar seus hábitos e atingir melhores resultados – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 17/07/2022

Todo mundo deseja progredir, alcançar melhores resultados, tornar-se uma pessoa melhor, entretanto isso só é possível se você mudar seu comportamento e seus hábitos, o que na maioria das vezes é um objetivo bem desafiador.

Mas e se existisse uma maneira prática e bastante efetiva de mudar seus hábitos? Se você tivesse um roteiro mostrando passo a passo como superar os hábitos negativos e desenvolver novos hábitos que te levassem a um novo padrão de comportamento?

conteúdo patrocinado

Pois esse manual existe e foi escrito pelo pesquisador, professor e escritor BJ Fogg que estudou por mais de 20 anos o comportamento humano e publicou no livro Micro-Hábitos: Pequenas mudanças que mudam tudo, um roteiro que orienta com riqueza de detalhes como você pode mudar seus hábitos para alcançar um novo padrão de comportamento.

A proposta de mudança de Fogg é baseada na seguinte fórmula:

Comportamento = Motivação + Capacidade + Prompt

Que significa que para adotar um determinado comportamento é preciso ter simultaneamente motivação, capacidade para executar a tarefa e o prompt, que é o gatilho que dispara a ação.

Fonte: BJ Fogg

O gráfico ao lado mostra a linha a partir da qual a mudança acontece. Se você tem alta motivação e o prompt, não precisa de muita capacidade, se tem muita capacidade e o prompt, não precisa de muita motivação, mas se o prompt não for adequado, mesmo com motivação e capacidade não haverá mudança. Se você deseja abandonar um hábito, a maneira mais fácil é eliminar o prompt.

 

Segundo o autor, como a motivação é um aspecto quem nem sempre se manifesta, ela é pouco confiável, por isso a capacidade e o prompt são fatores que merecem mais foco. Quanto mais capacidade você tiver mais fácil será adotar um novo hábito quando o gatilho for disparado, o que destaca também a importância de sempre se desenvolver, pois isso amplia a sua capacidade.

Outro detalhe importante é que quando você quer iniciar um novo hábito sua capacidade de execução é baixa, por isso o segredo é fracionar o novo hábito em pequenas ações, se você deseja começar a correr inicie caminhando pequenas distâncias e vá ao poucos ampliando a distância e o ritmo. Começar a correr 5km vai representar um grande esforço tanto físico, quanto mental e será muito fácil desistir, então comece caminhando 100 metros o que será fácil, aos poucos suas capacidade se ampliará e você conseguirá expandir a atividade até atingir a meta desejada.

Para evitar um hábito você deve dificultá-lo e eliminar o gatilho que o dispara. Por exemplo, se você quer parar de comer comida gordurosa troque os locais que costuma frequentar para comer por locais mais distantes e identifique o que faz você querer ir lá, se forem as companhias, evite o contato com estas pessoas.

A proposta do livro Micro-hábitos é muito realista, efetiva, didática e vai te ajudar a gradativamente adquirir um novo comportamento levando você a um padrão de conduta muito mais alinhado com os seus objetivos.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado