Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

CMN amplia linhas de crédito a agricultores do NE afetados por enchentes

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaqueira

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em reunião extraordinária, a extensão do prazo de contratação de linhas de crédito de 30 de junho para 30 de novembro. Com isso, produtores rurais e agricultores familiares do Nordeste afetados pelas enchentes do início do ano terão mais tempo para ter acesso às linhas de crédito em vigor desde março.

As medidas beneficiarão principalmente os moradores de Pernambuco e Alagoas, que sofreram com o grande volume de chuvas ao longo do ano, principalmente após o fim de maio. 

As linhas de crédito do Fundo Constitucional do Nordeste, inicialmente, beneficiariam apenas os produtores afetados pelas chuvas entre 1º de novembro do ano passado e 28 de fevereiro deste ano. Com a ampliação, os produtores atingidos pelas enchentes entre 1º de novembro de 2021 e 31 de julho deste ano também terão acesso às linhas emergenciais. As datas valem também para a renegociação de dívidas do crédito agrícola.

conteúdo patrocinado

Para ter direito às linhas emergenciais de crédito e à renegociação especial de dívidas, os produtores rurais e agricultores familiares precisam produzir em municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que tenham decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública. 

No último dia 15 de julho, o governo federal reconheceu situação de emergência em mais dez cidades nordestinas por conta das fortes chuvas: três em Alagoas, quatro em Pernambuco e três no Rio Grande do Norte.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado