O Banco Central premiou na quarta-feira (10/8) as instituições com melhor desempenho nos rankings Top 5 anuais da Pesquisa de Expectativas de Mercado (Focus). A premiação é um mecanismo de incentivo à colaboração oportuna dos cerca de 160 participantes, estimulando a maior acurácia possível.
“O Focus é um instrumento essencial para dar à sociedade conhecimento sobre as expectativas que o mercado tem sobre o comportamento das principais variáveis macroeconômicas no Brasil, servindo como referência para o planejamento de suas ações, seja para comprar, investir ou poupar. Para pesquisadores, em especial, possibilita a realização de estudos macroeconômicos diversos, a partir da análise do comportamento do que o mercado espera e de suas reações às ações de política monetária e à evolução da economia”, explica André Barbosa Coutinho Marques, Consultor do Departamento de Estatísticas do Banco Central.
Nesta edição, a Quantitas e a Vinland Capital foram os destaques, com duas premiações cada uma. Para acessar o ranking anual completo, clique aqui. A disputa foi acirrada nas categorias Taxa de Câmbio, para Curto Prazo Anual, e IGP-M, para Médio Prazo Anual.
O Prêmio Top 5 é entregue às instituições que obtiveram o primeiro lugar nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para cada um dos indicadores para os quais o ranking foi calculado: IPCA, IGP-M, Taxa de Câmbio, meta para a Taxa Selic e Preços Administrados.
Metodologia
As projeções são feitas principalmente por instituições que atuam no mercado financeiro – bancos, gestoras de recursos e consultorias, que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.
Todos os meses, o BC divulga rankings das projeções das instituições Top 5 de curto prazo e de horizontes móveis, enquanto os rankings de médio prazo são divulgados a cada trimestre. As classificações anuais de curto e médio prazos são obtidas a partir dos respectivos rankings divulgados ao longo do ano, atribuindo-se, para cada parcela do cálculo, notas que variam de zero (para o maior desvio médio em relação aos resultados efetivos) a dez (para o menor desvio médio em relação aos resultados efetivos) e calculando-se a média dessas notas.
Os rankings anuais de longo prazo – ano corrente e ano seguinte – são divulgados em janeiro de cada ano e consideram a precisão das projeções informadas em cada um dos doze meses de um ano para o resultado anual – do ano corrente e do ano seguinte, respectivamente. Assim, o ranking anual de longo prazo – ano corrente divulgado em janeiro de 2022 refere-se a projeções coletadas de janeiro a dezembro de 2021 para o resultado de 2021.

Confira as instituições premiadas:
No Curto Prazo Anual:
QUANTITAS ASSET MANAGEMENT (IPCA);
BANCO ABC BRASIL S.A. (IGP-M);
BANCO DO BRASIL S.A. (Taxa de Câmbio); e
NOVUS CAPITAL (Taxa Selic).
No Médio Prazo Anual:
QUANTITAS ASSET MANAGEMENT (IPCA);
GENOA CAPITAL GESTORA DE RECURSOS LTDA. (IGP-M);
BANCO JP MORGAN S.A. (Taxa de Câmbio); e
NECTON INVESTIMENTOS S.A. C.V.M.C. (Taxa Selic).
No Longo Prazo Anual:
ASSET 1 INVESTIMENTOS LTDA. (IPCA – Ano corrente);
GO ASSOCIADOS CONSULTORIA EMPRESARIAL (IGP-M);
VINLAND CAPITAL MANAGEMENT GESTORA DE RECURSOS (Taxa de Câmbio);
VINLAND CAPITAL MANAGEMENT GESTORA DE RECURSOS (Taxa Selic);
PERSEVERA GESTÃO DE RECURSOS LTDA. (IPCA Administrados – Ano corrente).