Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Presidente da FIEC recebe comitiva de Portugal em missão institucional e empresarial de economia do mar

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu, na quinta-feira (11/08), uma comitiva portuguesa em missão governamental e empresarial de economia do mar. Durante o dia, houve assinatura de memorandos de entendimento, além da apresentação dos potenciais cearenses no mercado, bem como uma rodada de negócios para promover a conexão entre empresas brasileiras e de Portugal.

Pela manhã, a comitiva portuguesa, liderada pelo Secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa, foi recepcionada pelo Presidente da FIEC no Auditório Luiz Esteves. Durante o evento, houve uma mesa redonda com apresentações sobre a economia azul e seus potenciais. Formaram a mesa, além do citados, o Sócio-fundador da Skipper & Wool, Miguel Marques; a Secretária-adjunta da Pesca do Governo Federal do Brasil, Andea Ribas; Representante da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Presidente da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF) e Presidente da Gelpeixe, Manuel Tarré; a Presidente do Sindicato de Frios e Pesca do Ceará (Sindfrios), Elisa Gradvohl; o Presidente da DocaPesca Portugal, Sérgio Faias; o Capitão de Fragata da Capitania dos Portos do Ceará, Sidney Gouveia; a Secretária Executiva do Meio Ambiente do Ceará, Maria Dias Cavalcante; a Representante e Pesquisadora da Inesc Tec, Paula Lima; além do Secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro.

A FIEC esteve representada, também, por: Carlos Prado, 1º Vice-Presidente; Roseane Medeiros, Vice-Presidente; Chico Esteves, Diretor Administrativo; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A mesa redonda

Nas palavras de boas-vindas, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, agradeceu a participação e a vinda dos empresários e gestores portugueses ao Ceará, ressaltando a importância das relações bilaterais. “Hoje é um dia muito importante para nós. Agradeço toda a comitiva, a presença e empenho. O mais importante disso tudo é fortalecer nossos relacionamentos, promovendo mais oportunidades de negócios, geração de emprego e renda para o Ceará e Portugal”, afirmou o Gestor, lembrando que a ideia é que Portugal seja a casa de entrada para a Europa dos produtos do mar cearense, e que o Ceará seja local de abertura do comércio português com a América Latina.

De acordo com o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, a economia do mar é a economia do futuro, cujos investimentos precisam ser direcionados ao conhecimento e à inovação, por isso, a palavra-chave para se usar com o Ceará é cooperação. “Se há matéria em que temos muito a navegar é precisamente a economia azul”, afirmou o Secretário. Conforme o gestor, “todos os estudos apontam que, nos próximos anos, os grandes investimentos vão ser feitos essencialmente nas energias renováveis oceânicas, onde estão projetados grandes avanços e desenvolvimento”.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado