Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Como usar a moda para potencializar sua imagem pessoal e profissional – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque – 20/08/2022

Esse sem dúvida é um dos temas recorrentes no cenário em que vivemos atualmente, onde empresas, profissionais liberais e empreendedores precisam se RE-inventar e ao mesmo tempo, se desdobrar para driblar não só a concorrência, mas tornar o seu negócio ou o seu serviço relevante para o mercado.

A moda é uma poderosa ferramenta de comunicação. E, tanto homens e mulheres, quanto as empresas, fazem uso dela para passar mensagens ao público. Como Designer de Moda, pesquisadora e profissional da área de consultoria de imagem, tenho o cuidado de trazer sempre um alerta com relação ao papel que a moda exerce na vida de cada um de nós, pois somos seres visuais. E a forma como nos vestimos pode impactar positivamente ou negativamente a nossa imagem pessoal.

conteúdo patrocinado

 

O papel da moda na comunicação da imagem pessoal e profissional

Nem todos ainda conseguiram perceber o real papel da moda e o poder que ela exerce na construção da nossa imagem, seja ela pessoal ou profissional. E, antes de continuar a falar sobre o assunto, gostaria de lhe fazer algumas perguntas, ou melhor dizendo, trazer algumas reflexões:

1.Você se veste de forma estratégica?

2.O que motiva suas escolhas do vestir: o modelo da peça, a cor, o design, etc.? Ou você faz suas escolhas baseado (a) no que todo mundo usa ou naquilo que é tendência?

3.O que você deseja expressar para as pessoas através da sua imagem?

Você já parou para pensar sobre tudo isso? Quero que saiba que você não é o único (a) que nunca se questionou sobre esses assuntos. Nós seres humanos não temos o hábito de nos avaliar. Pelos anos de atuação como consultora de imagem, percebo esse tipo de comportamento nos meus clientes, principalmente no público masculino. É mais fácil avaliar ou julgar sobre a imagem do outro do que mesmo a nossa, concordam?   A maioria de nós nem sempre reserva um tempo pra fazer tais reflexões e isso é normal, diante da rotina intensa que todos nós temos. Assim, o ato de vestir-se para sair ou ir para o trabalho nem sempre é feito de forma estratégica, ou seja, não há uma intenção por trás.

Porém, ter claro quais são os seus desejos de imagem, pode te ajudar a fazer escolhas coerentes do vestir e, consequentemente, construir uma imagem pessoal e profissional assertiva, estabelecendo uma comunicação condizente com quem você é e que vá de encontro aos seus objetivos. Em se tratando de empresas, vale também fazer tais reflexões, pois a imagem de toda equipe precisa estar alinhada à identidade da empresa e o seu posicionamento no mercado, você sabia?

Se vestir de forma estratégica ou de forma intencional não é algo que todo mundo sabe fazer, porém isso pode te levar a galgar novos caminhos e alcançar sucesso naquilo que você faz, seja homem ou mulher. É uma forma de conseguir tais resultados é investir na consultoria de imagem, que avalia não só a sua imagem atual, mas traça as estratégias para montar um armário cápsula, com peças que conversem entre si, mas que acima de tudo, tenha coerência com sua essência e personalidade.

Por esta razão, resolvi abordar esse tema durante o 1º Café com Estilo, um projeto lançado pela minha empresa, a MA Consultoria & Treinamento, do qual tive o prazer de ter comigo uma profissional especializada em Marketing e Mídias Sociais, a Amanda Macêdo.  O workshop abordou o tema: “Como potencializar sua imagem pessoal e profissional no mercado” e foi realizado no dia 10/08 no Terroir Café aqui em Fortaleza, com o objetivo de levar um conhecimento para um público seleto, dentre eles, empresárias e profissionais liberais das mais diversas áreas.

Eu já realizo treinamentos há quase 10 anos na área de moda e imagem e desta vez queria trazer um conhecimento para os participantes fora de um ambiente comum de sala de aula, e nada melhor que fazer isso tomando um delicioso café, num espaço aconchegante e propiciando uma interação maior entre eles e um excelente network. Lembre-se: Moda é comunicação e sua imagem fala por si só. Tudo o que você veste transmite mensagens a seu respeito, portanto, cuide bem de sua apresentação pessoa!

Boa leitura e até a próxima semana!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado