A demanda por shows ao vivo cresceu 276%. E não apenas nesse segmento específico, o mercado de eventos em geral teve aumento de 179% na procura por profissionais que atuam na área no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são de um levantamento da plataforma de contratação de serviços GetNinjas, que mostrou que a maioria dos shows são para casamentos, aniversários e formaturas. A pesquisa também indicou uma procura por serviços de buffet completo, que subiu 254%. Fotógrafos também entraram no ranking de aumento e tiveram 166% a mais em demanda, não só para eventos, mas também para sessões em estúdio.
Os números da GetNinjas coincidem com o cenário visto pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). A entidade notou um crescimento acentuado nas vendas, especialmente na comparação com o período pré-pandemia.
Para Doreni Caramori, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), o aquecimento do setor ainda não resultou na recuperação dos lucros das empresas do setor.
“O resultado é bom, mas é importante olhar com cautela. A garantia da manutenção do padrão tem exigido um custo muito maior, já que o setor não demandou por dois anos e os profissionais precisaram se realocar – o montador de palco virou motorista por aplicativo. Então precisa terceirizar, contratar pessoas, o que diminui a margem do negócio”, explica o presidente da Abrape em entrevista à CNN Brasil.









