*Coluna por Edilson Botto, 28/08/2022
Qualquer que seja o seu negócio ou ramo de atividade os resultados que você deseja dependem de pessoas, sejam colaboradores, fornecedores ou clientes a sua habilidade de se relacionar com os outros é fundamental para o seu sucesso.
Uma obra clássica, mas extremamente atual para você aprimorar essa habilidade é o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito em 1936 por Dale Carnegie, onde é possível aprender comportamentos simples, mas muito efetivos para construir e desenvolver melhores relacionamentos com outras pessoas.
O livro é recheado com exemplos do cotidiano que facilitam a compreensão, permitindo que o leitor consiga visualizar situações nas quais poderá aplicar estas recomendações e colher seus benefícios.
Inicialmente o autor apresenta as diretrizes principais da obra, demonstrando que é mais fácil e duradouro obter resultados através do diálogo e da motivação das pessoas do que através do conflito e do enfrentamento. A partir daí apresenta princípios que pemitem que qualquer pessoa consiga fazer as pessoas gostarem dela, adotarem o seu modo de pensar e desenvolverem liderança. Estes são alguns dos princípios que o ajudarão a atingir estes objetivos:
- Não critique, não condene, não se queixe – Você conhece alguém que está sempre reclamando? Se conhece sabe que ninguém consegue ficar muito tempo perto dessas pessoas sem ficar incomodado, então não seja uma delas.
- Aprecie honesta e sinceramente – Todo mundo gosta de ser elogiado, então sempre que possível elogie as pessoas, mas nada de falsidade, seja verdadeiro.
- Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa – Se você quer que as pessoas gostem de você seja interessado por elas.
- Sorria – Certamente o princípio mais simples, mas também um dos mais poderosos para cativar pessoas.
- Chame as pessoas pelo nome – Chamar as pessoas pelo nome demonstra que você as valoriza.
- Seja um bom ouvinte e incentive as pessoas a falarem – Quer ser reconhecido como uma pessoa interessante? Escute o que as pessoas têm para dizer e as incentive a falarem sobre si mesmas.
- Fale sobre coisas que interessem à outra pessoa – Faça isso e todos vão querer conversar com você.
- Se você errar, reconheça o erro rapidamente – Demorar a reconhecer o erro vai ampliar o conflito, reconhecendo o seu engano você elimina a animosidade.
- Procure ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa – Isso permitirá que você consiga descobrir a melhor maneira de fazer com que a outra pessoa venha para o seu lado.
- Antes de apontar os erros dos outros fale sobre os seus próprios erros – Fazendo isso você demonstra que não é superior a outra pessoa e isso facilita que ela reconheça os seus equívocos.
- Elogie o progresso do outro – Ao reconhecer e elogiar o desenvolvimento da outra pessoa você a motiva a continuar progredindo e a gostar de você.
Este é um livro para ser consultado frequentemente e, principalmente, praticado. Mais do que conhecimento você obterá progresso pessoal e desenvolverá relacionamentos melhores, mais profícuos e duradouros.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.










