Não há dúvida que a Copa do Mundo e a Black Friday farão de novembro deste ano um período atípico quando se fala em consumo. A Google mapeou a expectativa da torcida consumidora e alguns dados são bem animadores. O primeiro é que o número de pessoas que dizem pretender acompanhar os jogos é 48% maior que o da última Copa. Para Gleidys Salvanha, diretora de negócios de varejo do Google Brasil, isso tem a ver com o momento pós-pandemia e a sensação de que a vida voltou ao normal.
O levantamento do Google categorizou momentos de consumos para os quais a indústria deve ficar atenta. Isso vai da compra de celulares e outros dispositivos eletrônicos a planos de internet e artigos esportivos. Outro segmento que também deve crescer no período é o de alimentação e bebidas. Para a empresa, esse mapeamento ajuda anunciantes a planejarem suas ações publicitárias.
As compras online devem se acelerar no período e é uma grande oportunidade para novos negócios. De acordo com a pesquisa, 44% das pessoas mudaram de marca na pandemia. O Google avalia que com a alta do comportamento digital, maior número de lojas e ofertas, é preciso que os anunciantes estejam prontos para disputar o consumidor.