De físico à Secretário de Saúde do Ceará, Henrique Javi, hoje, Diretor Regional do Sesc, foi o entrevistado da edição do Um Olhar Sobre as Profissões de hoje. Na íntegra, contou um pouco de sua trajetória profissional até o desafiador e empolgante mundo do comércio e gestão.
Confira a entrevista completa:
1- Conte-nos um pouco sobre o início da sua vida profissional
Eu confesso que a minha trajetória profissional é algo que me dá muito orgulho. Tenho 30 anos de carreira, dividida em importantes momentos que foram determinantes no profissional que me tornei. Iniciei na escola de gestão e construí minha primeira fase da minha vida profissional no grupo LCR, do Colégio Christus, onde a disciplina e capacidade analítica foram imperativos que me acompanham até hoje.
2- Sua formação se difere da maioria dos cargos que ocupou. Como migrou da Física para a área de gestão e saúde?
A ciência foi um importante alicerce em tudo que construí como gestor. O raciocínio lógico, as conexões, o gosto em aprender, tudo isso vem da ciência, e foi exatamente a física que me conectou com a saúde, o desejo de fazer física médica e biofísica foram os precursores para a paixão pela gestão em saúde.
3- Sua atuação na gestão de saúde é bem ampla. Quais os principais marcos que destaca em sua trajetória?
Destaco aqui três grandes marcos: o primeiro foi a escola de gestão na primeira fase da minha vida trajetória profissional no grupo LCR, do Colégio Christus; o segundo foi o universo da saúde que chegou até a mim junto com o novo século e onde criei fortes laços, e o terceiro foi Sistema Fecomércio, que através do seu braço social, o Serviço Social do Comércio (Sesc) me permite agregar o que há de melhor nesses 30 anos de profissão.
4- Como está sendo assumir a Diretoria Regional do Sesc?
Um verdadeiro presente! Tive a honra de estar na Secretaria da Saúde do Ceará por 47 meses e posso afirmar que através do Sesc, hoje sou capaz de promover mais saúde que na Sesa. Pois o Sesc tem o compromisso de contribuir com o bem-estar que colabora muito com a integralidade física e mental dos nossos beneficiários, um modelo a ser observado como importante contributo social.
5- Após tantos anos no setor de saúde, quais as principais diferenças que pode apontar em relação a gestão do seu atual cargo?
A amplitude das ações, o Sesc trabalha com áreas bem distintas e aparentemente desconexas (educação, saúde, lazer, Cultura e assistência social) e rompe com este paradigma da desconexão. É um excelente espaço para formar gestores públicos para o executivo, é um espaço privilegiado que demonstra que a efetividade de ações sociais só se faz pela intercessão e conexão entre as diversas políticas que uma sociedade demanda.
6- Quais os projetos e metas que planeja para sua gestão no Sesc?
A principal diretriz que recebi ao chegar no Sesc foi do visionário líder Luiz Gastão, que com sua experiência e atuação consolidou a presença do Sesc em todo o Ceará. E com muito orgulho, já no meu primeiro no Sesc firmamos nossa presença nos 184 municípios com pelo menos 3 ações, sendo que em 152 com a presença do Mesa Brasil. O Mesa Brasil foi criado com o intuito de garantir segurança alimentar e nutricional em pessoas em situação de vulnerabilidade e sua concepção passa pela gestão de Luiz Gastão a frente do Sistema Fecomércio.
7- Como o sr. avalia o mercado para quem deseja ingressar na área do comércio?
Comércio e Serviços têm uma extrema relevância na economia mundial e em especial para o Brasil. São as áreas que devem gerar o maior volume de riqueza a longo prazo. Investir em capacitação nestes segmentos para empresários e trabalhadores do comércio continua sendo muito sensato e necessário para a economia do século XXI.
8 – O sr. já atuou como professor universitário. Esse período na sala de aula potencializou sua atuação nas demais áreas?
Ainda atuo com muito prazer na área de pós-graduação em algumas instituições e sem dúvidas, sou defensor da máxima que ensinar é uma excelente forma de se manter aprendendo e atualizado. É um compromisso extremamente prazeroso, hoje coordeno também um MBA de Gestão Executiva em Saúde no Cequale.
9- Um Olhar sobre o Economic News por Henrique Javi (Comentar sobre o portal Economic News Brasil)
Um portal que se destaca por sua seriedade e inovação. Sempre pautado na ética, o Economic News é o canal certo para quem precisa estar informado sobre os temas que norteiam a economia, mercado e o mundo dos negócios.









