Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Investimento estimado em R$ 6,2 bi para serviço de esgoto é leiloado pelo Estado

Foto: Reprodução

Um leilão do serviço de esgotamento sanitário de 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri foi programado pelo governo do Ceará para esta terça-feira, 27, na B3. O total de investimentos estimados é da ordem de R$ 6,2 bilhões. A disputa deverá ser acirrada, ainda com as incertezas a respeito da política econômica do próximo governo.

Três grandes grupos de saneamento devem brigar pelos ativos: Aegea, Iguá, um consórcio com a GS Inima, além de um outro bloco com construtoras que deve participar em conjunto.

A Agea informou em nota que “segue avaliando todas as oportunidades, respeitando o modelo de negócios da empresa, que prevê o estudo minucioso de cada projeto e investimentos responsáveis”.

O projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP) estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com contrato de 30 anos. A oferta de menor valor de contraprestação é critério de escolha, não havendo outorga. O leilão será dividido em dois blocos, que atenderão cerca de 4,3 milhões de pessoas no total.

No modelo, o fornecimento de água permanecerá sob responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que fará os pagamentos das contraprestações e ficará com a gestão comercial da concessão de esgoto.

Na visão de alguns sócios, este se trata do maior leilão de saneamento envolvendo um projeto exclusivamente de esgoto.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas