Publicidade

Principais Tendências da Semana de Moda de Londres para Primavera/Verão 2023-24 Por Mônica Albuquerque

Mônica Albuquerque
Mônica Albuquerque

A última temporada de uma das maiores semanas de moda do mundo, a London Fashion Week Spring/Summer 2023 (LFW SS-23) ocorreu entre os dias 15 e 20 de setembro em Londres na Inglaterra.

E mais uma vez, a brasileira, Coolhunter e Influenciadora Digital, Márcia Gabriel, que mora na Inglaterra há 13 anos e já tem cadeira cativa pra assistir aos desfiles de vários estilistas nas duas edições que ocorrem por ano, nos concedeu uma entrevista exclusiva para o Portal Economic News Brasil, sobre as principais tendências de moda para a temporada de primavera/verão 2023.

1. Como foi acompanhar a semana de moda de Londres, ao mesmo tempo em que a Inglaterra estava vivendo o luto pela rainha Elizabeth?

MG – O falecimento da Rainha Elizabeth II não impediu que os designers britânicos apresentassem uma de suas temporadas mais fortes do ano. A London Fashion Week foi bem diferente e especial nessa edição. Apesar da incerteza com a notícia do falecimento da Rainha, o BFC – British Fashion Council(Conselho Britânico de Moda), resolveu ir adiante com a semana de moda com alguns cancelamentos e alguns shows e eventos postergados.

A Burberry e Raf Simons, por exemplo, foram as primeiras marcas que resolveram remarcar os shows pós funeral, e em condolências ao luto, todos os eventos, festas e coquetéis foram adiados para a semana do dia 6 a 13 de outubro.

Todos os shows que ocorreriam na segunda-feira do dia 19 foram remarcados, mas no dia seguinte foi dado continuidade, encerrando a semana de moda com o desfile do designer Richard Quinn. Inclusive esse foi o primeiro e único designer que teve na primeira fila do seu desfile a Rainha Elizabeth II, quando recebeu das mãos dela o prêmio Queen Elizabeth II  Awards Design  em 2018.

Com relação ao Desfile do Designer Richard Quinn, eu achei incrível. Ele dedicou a primeira parte do desfile à Rainha Elizabeth. No início do desfile as modelos apareceram desfilando todas vestidas de preto, com peças que lembravam o estilo da monarca. Mas, além dele, muitos outros designers prestaram homenagens à rainha.

2. Conta pra gente que desfiles você conferiu nesta temporada da LFW e quais os destaques para o streetstyle?

MG – Durante a semana de moda tive a oportunidade de participar de cerca de 25 shows – entre desfiles e apresentações, além de Richard Quinn, tive a oportunidade de ver Helen Anthony, Regina PYO, Harris, Paul & Joe, Paul Costello e, Chet Lo, Masha Popova, dentre outros.

Já são mais de 10 anos acompanhando a LFW e sempre me surpreendo. Adoro ver os desfiles, mas também sou observadora quanto ao streetstyle, e umas das fortes tendências e estilo de rua durante essa semana de moda e que ultimamente estamos vendo com frequência é o barbiecore ou pinkcore, como você achar melhor. Essa é uma cor que realmente me agrada, então aproveitei a semana de moda pra me jogar nessa tendência e na foto abaixo vocês podem conferir o resultado da minha produção.

Imagem: Márcia Gabriel e a amiga Fernanda Paula usando a tendência barbiecore

4B3EBE3B-BD13-472D-999A-A57C0CC26AD7.jpg
Fonte: Foto cedida pela entrevistada Márcia Gabriel

3. Na sua opinião quais foram os principais destaques da LFW 2022?

MG – Foram vários os desfiles e apresentações que conferi, como falei anteriormente, mas vou pontuar aqui alguns destaques que podemos ficar atentos, inclusive os estilistas e designers que vão preparar as próximas coleções.

Nas passarelas, algumas tendências me chamaram a atenção, tais como:

Estilo High-low (alto e baixo) que nada mais é do que a mistura de peças mais descoladas com peças mais arrumadas, luxuosas. Essa tendência foi destaque nas coleções do Molly Goddard, 16Arlington, Nensi Dojaka.

Alfaiataria masculina e feminina nos desfiles do Paul Costelloe, Helen Anthony e Simone Rocha.

Imagem: Márcia Gabriel ao lado do Designer Paul Costelloe e um de seus looks apresentados na passarela

578EF6BC-D243-49DA-A623-A2B7137EF1E9.jpg

C10DAF4A-2D6C-49B0-B2AC-131F572854CF.jpg
Fonte: Fotos cedidas pela entrevistada Márcia Gabriel

Imagem: Desfile Helen Anthony trazendo a tendência de alfaiataria

625EE08A-08B4-41A9-BA9F-EC5EB86F73CD.jpg
Fonte: Foto cedida pela entrevistada Márcia Gabriel

Além das tendências acima, gostaria de destacar a cor azul cobalto, que foi uma das cores muito presente em vários desfiles para o verão 2023/2024. Vale ressaltar ainda, para aqueles que apreciam uma produção com toque de sensualidade, apareceram muitas transparências, peças com recortes reforçando a tendência cut-out, assimetria, wide leg jean’s, double denim, rendas, etc.

E por último, gostaria de pontuar ainda, que essa temporada foi marcada por silhuetas dramáticas, cores vibrantes, um ar de romance, metálicos, brilhos, old-school-punk (punk da velha guarda), grunge e muitas pedrarias.

Boa leitura e até a próxima semana!