Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Embraed nomeia Sônia Hess para Conselho de Administração

A empresária Sônia Hess, que durante anos comandou a expansão e a consolidação da Dudalina, acaba de ser eleita como membro do Conselho de Administração da Embraed, incorporadora e construtora catarinense considerada referência em empreendimentos de luxo. “É uma satisfação integrar o conselho da Embraed, empresa que teve papel decisivo no desenvolvimento do mercado imobiliário de Balneário Camboriú”, diz Sônia Hess.

Carreira Profissional

A nova conselheira leva para a Embraed amplo repertório de gestão corporativa, de experiência acumulada durante os 35 anos de dedicação à indústria de vestuário fundada por sua família e que, sob seu comando, transformou a empresa na maior exportadora brasileira de camisas. A Dudalina, assim como a Embraed, foi fundada em Santa Catarina. Em 2013, a revista Forbes colocou Sônia Hess na lista das mulheres mais poderosas do país.

Publicidade

“Sônia Hess tem uma visão estratégica privilegiada e profundo conhecimento empresarial. Por isso, ela tem muito a contribuir conosco no atual momento da Embraed, marcado por expansão de negócios, consolidação de um projeto robusto de governança corporativa, profissionalização do ciclo construtivo e responsabilidade social e ambiental”, destaca Tatiana Rosa Cequinel, CEO da construtora, à frente dos negócios desde 2013 na sucessão do seu pai e fundador, Rogério Rosa.

A chegada de um nome de peso como Sônia Hess reforça o Conselho de Administração da Embraed, atualmente composto por outros quatro integrantes. São eles: Luís Roberto Wenzel Ferreira, sócio da Smart Pods e Âmbar, com ampla experiência no segmento de construção, tanto na posição de executivo, com carreira desenvolvida na Tigre no Brasil e nos Estados Unidos, quanto como integrante de conselhos de administração em entidade do setor (Associação Brasileira de Materiais de Construção – Abramat) e em empresas de São Paulo e Santa Catarina; Luiz Gustavo de Castro Santos, profissional com especialização em gestão estratégica e de negócios, além de empreendimentos e projetos, que já atuou como vice-presidente e no board member do Athiê Wohnrath e hoje integra a equipe da consultoria Falconi como Sênior Advisor Aquitetura, Engenharia e Construção e também o conselho de Administração da Drogaria Venancio; Reymi Domingos Savaris Junior, advogado especializado em Direito Civil, Processual Civil e Empresarial com atuação em empresas de diferentes setores, como construção civil, concreto, telefonia, entre outros; e Tatiana Cequinel, presidente do Conselho.

Gestão e Governança

A estruturação do Conselho de Administração está alinhada a uma série de iniciativas da Embraed para fortalecer as boas práticas de governança corporativa. Além do Conselho ser formado por profissionais recrutados do mercado, a empresa estruturou um comitê para planejar iniciativas ESG (sigla em inglês para práticas voltadas ao meio ambiente, sociais e governança).

Sob a gestão da Tatiana Cequinel, a Embraed também implementou estrutura de board e contratou uma das Big Four, que reúne as maiores empresas de auditoria do mundo. “Com essas ações, a construtora segue o que existe de mais avançado nessa agenda, como as políticas adotadas por companhias listadas em bolsa. Esse processo ajuda a chancelar a operação da Embraed no mercado de capitais”, diz a CEO.

A contratação de Sônia Hess também reforça a representatividade das lideranças femininas na Embraed. Atualmente, 17% dos cerca de 760 colaboradores são mulheres, percentual significativo quando comparado à participação feminina inferior à 10% dentre os profissionais da construção civil em todo o Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente, a executiva é vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, formado por mulheres de diferentes segmentos e que tem como intuito engajar e estimular a participação feminina na construção de uma sociedade melhor. A executiva também é mentora do programa Winning Women Brasil, da EY; e conselheira da Sequóia Logística, do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Sônia Hess também tem atuação abrangente como conselheira em organizações do terceiro setor, como o Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do país, que atende regularmente a mais de 150 mil pessoas em iniciativas continuas de educação, geração de renda e acesso a água, moradia e saúde no sertão de Pernambuco, Alagoas e Ceará, o Instituto Ayrton Senna, Verdescola e a Rede Mulheres Empreendedoras (RME). Empenhada na proposição de políticas públicas para mulheres, Sônia Hess também idealizou, em plena pandemia, o Fundo Dona de Mim, uma linha de crédito circular, que tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo feminino para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Embraed

A Embraed é uma construtora e incorporadora especializada em empreendimentos residenciais de luxo em Balneário Camboriú, fundada em 1984. A marca registrada de requinte e sofisticação vem sendo aprimorada por Tatiana Rosa Cequinel, no comando dos negócios desde 2013. Em 37 anos de história, a Embraed construiu 44 empreendimentos de alto padrão, que totalizam 677 mil m² de área construída.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado