Na tarde de ontem, quarta-feira, 26, o deputado federal eleito e presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, liderou uma reunião com os presidentes das Câmaras e Conselhos Empresariais (CACE) que irão começar as suas operações no próximo mês de Novembro.
Marcos Pompeu, assessor de Relações Institucionais e Secretário Executivo das Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio, se fez presente e, quando questionado em relação ao trabalho de união dos sindicatos empresariais, destacou que há 34 que se mostram fixos, além dos três principais braços operacionais, que são eles: Senac, Sesc e o IPDC.
“Contudo, na reunião, nós tratamos de iniciar, além das que nós temos, mais quatro Câmaras Empresariais: a de tecnologia e inovação, a de comércio de moda, a do mercado financeiro e a dos gêneros alimentícios”, explicou Marcos. Somatizando com a Câmara do continente africano, são cinco novas.
“Como o presidente Luiz Gastão destacou durante sua fala essas Câmaras se mostram como setores importantes do comércio aqui no Ceará. Estamos falando de tecnologia, moda, mercado financeiro e gêneros alimentícios, além das estrangeiras, por isso a sua importância. A partir disso, nós vamos ter aqui na Fecomércio um núcleo de acompanhamento e gerenciamento desses novos setores”, detalhou.
Para isso, Marcos destaca a contratação também de um técnico para criar um modelo inteligente na questão do acompanhamento das Câmaras, “dentro de uma plataforma que permita que a gente possa ter informações sobre as reuniões dos setores, das pautas, dos encaminhamentos, dos projetos etc”. “Com isso, nós vamos montar um núcleo de apoio para que cada Câmara possa ter um elo de comunicação e de interlocução do mercado”, explicou o Secretário.
“E com a presidência da Fecomércio, as Câmaras vão trazer para as reuniões assuntos, demandas e informações para o nosso sistema, que, consequentemente, irá retribuir com dados sobre projetos, possibilidades de apoio, não só de dentro do sistema, mas dentro dos núcleos de inteligência, da faculdade Senac, do núcleo de negócios etc. Para além desse universo de atuação direta, nós vamos ter a possibilidade também de conectar essas demandas com os nossos parceiros do sistemas e também com o Governo do Estado”, apontou.
Questionado sobre o encontro, Marcos fez questão de enfatizar que colocaram todas as principais ideias na mesa para que conseguissem ter um núcleo dinâmico de interlocução e de produção de resultados. “Nós estamos programando para a próxima segunda-feira uma reunião desse núcleo de acompanhamento”.
“E aí nós vamos chamar essas Câmaras uma por uma para desenvolver um planejamento individual e depois coletivamente. A gente tem uma expectativa de que em novembro já daremos início às reuniões mensais das Câmaras para que, em dezembro, a gente já possa estar mostrando os resultados. A ideia é que essa pauta passe a fazer parte da vida diária da Fecomércio”, finalizou o gestor, otimista em suas previsões.
Além dos membros de cada Câmara, participaram da reunião os empresários Cid Alves e Luiz Fernando Bittencourt, respectivamente primeiro e segundo vice-presidente do Sistema Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, diretora institucional, Jackson Pereira Jr., assessor de articulação da presidência, que também participa da coordenação do projeto, e Éverton Fernandes, diretor responsável pelo projeto.

								
											








