FedEx Brasil impulsiona operações para o fim de ano

(Foto: Liza Summer/Pexels)

A FedEx Express, a maior empresa de transporte expresso do mundo e subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX), está intensificando suas operações no Brasil para enfrentar o aumento da demanda esperado para o final do ano. A companhia prevê um crescimento nas atividades devido à alta temporada de compras, impulsionada pela Black Friday e o Natal.

Para lidar com essa demanda crescente, a FedEx tem investido em várias frentes. A companhia focou em melhorar a capacidade de coleta, desenvolvimento da frota e em oferecer maior flexibilidade de horários e qualidade no atendimento. Esses esforços visam garantir uma resposta eficiente ao aumento do volume de entregas.

Estratégias Operacionais

Um aspecto crucial dessa preparação é a operação de transferência de carga. A FedEx beneficiou-se de uma revisão de malha, implementada desde o ano passado. O sistema Hub & Spoke foi crucial para simplificar a movimentação de pacotes entre nove centros nacionais e cerca de 100 destinos, garantindo tempos de trânsito competitivos e frequências de viagem mais altas.

A empresa também fortaleceu sua operação de última entrega, incluindo temporariamente veículos de distribuição adicionais para complementar sua frota existente de cerca de 3.000 caminhões, reboques e vans.

Guilherme Gatti, VP de Operações da FedEx no Brasil, destacou que os diversos investimentos realizados na infraestrutura permitirão um atendimento ainda mais eficaz durante o período mais movimentado de vendas do ano.

Ampliação da Capacidade Operacional

Nos últimos meses, a FedEx expandiu suas capacidades com a instalação de “sorters” em diversas filiais, incluindo Guarulhos (SP), Salvador e Feira de Santana (BA). Com 11 estações e hubs agora equipados, a empresa aumentou significativamente sua capacidade operacional.

Estes equipamentos estão localizados em dois hubs em Recife (PE), dois em Feira de Santana (BA) e um em cada unidade localizada em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Guarulhos (SP).

Segundo Gatti, o principal objetivo dos sorters é aumentar a capacidade operacional, permitindo o manejo de um volume maior de cargas, com maior agilidade e produtividade.

Expansão da Infraestrutura

Outro aspecto importante do plano de expansão da FedEx Brasil inclui a abertura de novos e maiores prédios para as filiais de Serra (ES) e Conde (PB). O prédio em Serra é um Centro de Distribuição com 46 mil m², dedicado à operação logística, enquanto a unidade na Paraíba, com mais de 7 mil m², foca no serviço de transporte. Além disso, desde julho de 2022, a empresa está operando em novas unidades localizadas em Campina Grande (PB) e Petrolina (PE), ambas equipadas com tecnologia avançada para melhor atender seus clientes em transporte e logística.

Crescimento no Segmento Logístico

A FedEx também espera um aumento de demanda no segmento logístico. As unidades de Cajamar e Guarulhos (SP), Extrema (MG), Itajaí (SC) e Serra (ES) estão especialmente preparadas para atender a esse crescimento.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado