O ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana, tomou posse no Ministério da Educação, nesta segunda-feira (2/1). Segundo o novo ministro, o objetivo da sua gestão é “resgatar a educação” que “foi violentamente negligenciada nas suas mais importantes áreas e, sem dúvidas, foi uma das mais atingidas”.
Camilo Santana disse na solenidade que já nos primeiros dias de sua gestão será feito um estudo sobre a paralisação dos postos de trabalho em escolas e creches, maior ênfase será dada à melhoria da merenda escolar e da idade alfabetização adequada, moldes do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), êxito do estado do ministro.
“De imediato, vamos garantir a qualidade da merenda escolar nas escolas brasileiras. Essa é uma determinação do presidente Lula”, afirmou Santana.
Solenidade de posse
A posse de Camilo Santana contou com um auditório lotado e a presença de governadores, senadores, deputados e ex-ministros da pasta, incluindo Cristovam Buarque. Também marcou presença a nova secretária executiva, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará.
Carreira de Camilo Santana
Camilo Sobreira de Santana, nascido em Crato, Ceará, em 3 de junho de 1968, é formado em Engenharia Agronômica e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou como analista ambiental no IBAMA e professor.
Sua carreira política começou em 2000, ao disputar a prefeitura de Barbalha pelo PSB. Entre 2007 e 2014, atuou como secretário do Desenvolvimento Agrário e das Cidades nos governos de Cid Gomes no Ceará. Em 2010, foi eleito deputado estadual. Assumiu o governo do Ceará em 2014, sendo reeleito em 2018 com votação histórica. Em 2022, foi eleito senador, novamente alcançando um recorde de votos. É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).