Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Cade abriu processo sobre mercado de combustíveis

Carro sendo abastecido em um posto de combustíveis, ilustrando a Operação Ilusão, que investiga fraude bilionária no setor.
(Foto: Erik Mclean/Pexels)

Com o objetivo de apurar possíveis condutas anticompetitivas do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF) o Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor (Cade) instaurou processo administrativo.

No processo, o Cade afirma que o presidente do sindicato especificava os valores que esperava que fossem praticados pelos postos revendedores, em função da elevação de custos ou de outros fatores. Também são investigadas comunicações feitas pelo Sindicombustíveis-DF aos postos revendedores que, possivelmente, induziam os filiados da entidade a elevarem o preço dos combustíveis nos valores previstos pela entidade de classe.

“A SG/Cade reconhece a importância da atuação dos sindicatos na organização e representação das respectivas categorias, mas ressalta que, em um regime de livre mercado e de liberdade de preços, não cabe aos sindicatos orientarem o mercado revendedor sobre como precificar a venda dos combustíveis automotivos, cabendo individualmente a cada agente econômico atuante no mercado de revenda de combustível tomar sua própria decisão acerca de sua própria política comercial”, disse o Cade.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas