Zona do Euro: alta da energia deve continuar impactando no consumo

(Foto: Divulgação)

O Banco Central Europeu (BCE) prevê que os preços elevados de energia, decorrentes da guerra da Rússia contra Ucrânia, continuarão impactando os gastos de consumo na zona do euro nos próximos trimestres.

De acordo com uma análise feita pelo boletim econômico do BCE, a demanda por serviços também deve se enfraquecer, apesar de sua relativa resistência a aumentos nos preços de energia. Isso se deve à diminuição gradual dos efeitos da reabertura econômica.

“Uma vez que os preços de energia e a incerteza se mantêm elevados, o rendimento disponível real das famílias ainda mais na virada do ano, com efeitos negativos nas despesas com consumo e, em particular, nos bens duráveis, apesar do provável impacto positivo de um novo abrandamento de gargalos de oferta”, aponta o órgão em nota.

Foto de Redação Economic News Brasil

Redação Economic News Brasil

A redação do Economic News Brasil produz notícias, análises e entrevistas sobre economia, negócios e finanças, e publica artigos de opinião. O portal reúne conteúdos voltados a empreendedores, investidores e profissionais que acompanham o cenário econômico no Brasil e no exterior.

Mais lidas

Últimas notícias